Um eclipse total do Sol acontece nesta segunda-feira (8) e será visível em toda a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México). O fenômeno astronômico também poderá ser observado de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental. No Brasil, porém, o eclipse não será visível.
Um eclipse total do Sol ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
O eclipse solar total deste ano começará às 12h42 (horário de Brasília), atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas (EUA) e no leste do Canadá.
Embora o eclipse não seja visível no Brasil, o Observatório Nacional (ON) fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30 (horário de Brasília) em seu canal no YouTube. A previsão é que a transmissão mostre todas as fases parciais do eclipse, mas dependerá das condições climáticas.
O Observatório Nacional alerta que os eclipses nunca devem ser encarados diretamente sem a proteção adequada, pois podem causar danos permanentes à visão. Óculos de sol comuns, chapas de raio-X e lentes não são apropriados para esse fim.
►Leia mais notícias Internacionais aqui
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no Brasil acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. Assim, o próximo eclipse solar total visível no Brasil será em 12 de agosto de 2045.
Enfim, em abril deste ano, o planeta ainda testemunhará a Super Lua Nova no dia 8 e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.