A Prefeitura do Rio de Janeiro dá início, nesta sexta-feira (5), a um projeto pioneiro que utilizará drones semeadores para auxiliar no reflorestamento e combater os impactos das ondas de calor na cidade. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SMAC), tem como objetivo acelerar o replantio nas áreas verdes do município.
A demonstração do uso dos drones será realizada no Parque Maciço da Preguiça, localizado na Zona Sul da cidade, às 14h. Sendo assim, o evento contará com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula. Durante a atividade, os drones serão utilizados para o plantio de espécies nativas, proporcionando maior agilidade ao processo de reflorestamento.
Segundo Tainá de Paula, os drones serão utilizados em locais de difícil acesso para os agentes de reflorestamento, como valões e encostas. Contudo, a secretária enfatiza que a ideia não é substituir nenhum funcionário nem desvalorizar o programa Refloresta Rio. O objetivo é alcançar territórios inacessíveis para os agentes ambientais.
Dessa forma, a parceria entre a Prefeitura do Rio e a startup Morfo será responsável pela implementação da iniciativa com drones. Enfim, a ação será levada para vários pontos da cidade, começando pela Floresta Posse, localizada em Campo Grande, na Zona Oeste.