Internacional

Documentário sobre Ucrânia evidencia terrorismo russo, diz Zelensky

Documentário sobre Ucrânia evidencia terrorismo russo, diz Zelensky

Foto: Genya Savilov – AFP

O documentário “20 Dias em Mariupol”, que retrata o cerco do Exército russo à cidade ucraniana em 2022, foi recebido com aclamação pela comunidade internacional e duras críticas do Kremlin. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, exaltou o filme como um retrato da “verdade sobre o terrorismo russo”, enquanto o porta-voz do presidente russo Vladimir Putin, Dmitri Peskov, se recusou a comentar o assunto.

Produzido por jornalistas ucranianos da Associated Press (AP), o documentário conquistou o Oscar de melhor documentário no domingo (10). Nas últimas semanas, já havia sido premiado com o Pulitzer e o Bafta, entre outros prêmios internacionais, e gerou grande comoção nas redes sociais.

“O primeiro Oscar da história. E é tão importante neste momento”, declarou o chefe da administração presidencial ucraniana, Andrii Iermak, no Twitter. “O mundo viu a verdade sobre os crimes da Rússia. A justiça vencerá”, acrescentou.

O filme documenta a agonia da cidade de Mariupol, no leste da Ucrânia, que caiu nas mãos das forças russas após 86 dias de resistência. Contudo, a invasão, iniciada em 22 de fevereiro de 2022, resultou em milhares de mortes e na quase total destruição da cidade.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Sendo assim, os jornalistas da AP que produziram o documentário sobreviveram a três semanas na cidade sitiada para registrar as imagens. O diretor Mstyslav Chernov, ao receber o Oscar em Los Angeles, declarou:

“Provavelmente, sou o primeiro diretor neste cenário a dizer que teria preferido nunca ter feito esse filme, se a Rússia não tivesse atacado a Ucrânia e ocupado nossas cidades.”

Dessa forma, “20 Dias em Mariupol” se configura como um registro histórico crucial da guerra na Ucrânia e um poderoso testemunho da brutalidade do conflito. Assim, o reconhecimento internacional do documentário reforça a importância de dar voz às vítimas e expor a verdade sobre as atrocidades cometidas.

O documentário ainda não tem data de estreia no Brasil.

Assim, além da repercussão internacional, o documentário também gerou reações no Brasil. A comunidade ucraniana no país acompanhou a premiação com grande emoção e expectativa. Diversas entidades se manifestaram em apoio ao filme e destacaram a importância de sua divulgação no Brasil.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *