No Dia Mundial do Doador de Sangue, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo reforça a importância da doação de sangue como um ato de solidariedade capaz de salvar até quatro vidas. O Hemonúcleo de São Gonçalo tem conseguido enviar bolsas de sangue para diversos hospitais, inclusive o Hemorio, após a ampliação do horário de atendimento.
Desde o final de fevereiro, o Hemonúcleo está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, solicitando que doadores cheguem com até 30 minutos de antecedência para realizar a doação. Para se tornar um doador, é necessário comparecer à unidade localizada na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, no bairro Zé Garoto, e passar por uma triagem clínica para avaliar sua aptidão.
A doação de sangue é um processo rápido e indolor, que leva apenas alguns minutos. Após a coleta, o sangue é encaminhado para fracionamento e exames laboratoriais, onde é testado para identificar doenças transmissíveis, como HIV, Hepatite B e C, doença de chagas e HTLV.
Para se tornar um doador, deve-se ter mais de 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos (com autorização dos pais ou responsáveis para menores de idade), noites de sono regulares, alimentação saudável e sem alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, além de evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a ação. Jovens com idade entre 16 e 17 anos precisam de uma autorização autenticada dos pais ou responsáveis legais.
A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo reforça a importância da conscientização da doação entre a população para ajudar a manter o estoque de sangue em níveis adequados e garantir a saúde e qualidade de vida de quem precisa.
SERVIÇO:
O Hemonúcleo de São Gonçalo fica na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. Doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tendo que chegar até 30 minutos antes.