Alê, me Ajuda!Colunistas

DIU: Entendendo seus benefícios e vantagens

Imagem: Canva

 

À primeira vista, no cenário da saúde reprodutiva, um dispositivo tem ganhado destaque nos últimos anos, oferecendo às mulheres uma opção eficaz e de longo prazo para o planejamento familiar: o Dispositivo Intrauterino, mais conhecido como DIU.

Nesta matéria, exploraremos as razões por trás do aumento no número de mulheres que escolhem o DIU como método contraceptivo.

Para isso, contamos com a expertise da Dra. Anna Paola Noya Gatto, uma mastologista e especialista em medicina preventiva com mais de três décadas de experiência no cuidado da saúde feminina.

Ela compartilhou suas perspectivas sobre os benefícios do DIU, sua eficácia em comparação a outros métodos contraceptivos, a duração do dispositivo e muito mais.

A Dra. Anna Paola Noya Gatto é uma mastologista e especialista em medicina preventiva com mais de 30 anos de experiência no cuidado da saúde feminina. Imagem: Arquivo pessoal

Entrevista com a Dra. Anna Paola Noya Gatto:

  1. Por que a Dra. acha que o número de mulheres optando pelo DIU aumentou nos últimos anos?

Dra. Anna Paola Noya Gatto: Existem diversos motivos possíveis. Dentre eles: indicações dos próprios médicos, já que o DIU hormonal tem a vantagem de apresentar baixa concentração de hormônios, minimizando as chances de ganho de peso, o que é preocupação frequente de muitas mulheres ao optar por contraceptivos hormonais. Outro fator é que o DIU Hormonal é um tratamento para endometriose, evitando possíveis problemas de infertilidade. Também existe a facilidade de acesso aos Métodos Contraceptivos de Longa Duração (LARC) para clientes com plano de saúde. Há o custo-benefício, pois a proteção dos LARCS pode ser de 5 a 10 anos, além da rapidez na colocação, já que bastam cinco minutos para a médica fazer uma inserção de DIU. Existe a segurança do método (em 99%), e todas as mulheres com vida sexual ativa podem utilizar e retirar quando desejarem. Elas podem escolher entre LARC, que continua menstruando, ou podem optar pelo que suspende a menstruação. Ou seja, a lista de benefícios é muito grande.

  1. O método é mais eficaz que outros anticoncepcionais?

Dra: Sim, totalmente. Os LARCS são os melhores e mais seguros métodos que temos para oferecer às nossas pacientes. Além disso, trata-se de um método contraceptivo de longa duração, que oferece mais conforto e um menor impacto hormonal.

Imagem: Canva

  1. Qual é a média de tempo de duração do DIU?

Dra: Os LARCS (DIU não hormonais) podem durar até 10 anos. Os DIU hormonais podem durar até 5 anos, sendo que a própria fabricante já fala em 6 a 8 anos de segurança.

  1. Ele pode ser feito pelo plano de saúde ou somente particular?

Dra: Alguns planos de saúde cobrem, como BRADESCO, SUL AMÉRICA, AMIL, CASSEB, MEDSERVICE, TRT 5S, SAÚDE CAIXA. É necessário que cada uma cheque o seu plano e analise a possibilidade.

  1. Quais são os cuidados que a mulher deve ter antes e depois do procedimento da colocação do DIU?

Dra.: Antes do procedimento, é importante realizar uma consulta com a ginecologista para definir qual será o LARC apropriado, fazer um exame preventivo, uma ultrassonografia transvaginal e um exame de urina ou sangue BHCg para afastar uma gravidez inicial.

Quanto à dor durante a inserção, o procedimento de colocação do DIU é rápido, costuma durar cinco minutos e é realizado com anestesia do colo uterino.

Durante a inserção, a paciente sentirá uma cólica, que poderá ser amenizada com o uso de analgésico específico para cólica menstrual. Em casa, continuará com a medicação por 1 ou 2 dias. Algumas mulheres podem precisar ficar um dia de repouso relativo em casa, outras irão trabalhar ou irão para a escola normalmente.

  1. Existem algumas contra indicações para o DIU?

Dra: Estar grávida ou ter uma DST não tratada são algumas contra-indicações. Mas antes da colocação, fazemos toda a checagem necessária. O médico deve indicar os melhores caminhos e fazer o processo ser seguro para a paciente desde os passos precedentes.

  1. Se a mulher decidir engravidar antes do prazo final, ela pode retirar o DIU? Em quanto tempo o organismo está apto para a gravidez em média? Existe um prazo ou imediatamente após a retirada a mulher já pode engravidar.

Dra: Logo após a retirada do LARC, a mulher já estará liberada para engravidar. Não há problema quanto a isso.

 

Muito obrigada pela entrevista! Foi muito esclarecedor para todos nós!

Volte sempre por aqui!

Até a próxima pessoal, beijo e tchaaau!

Imagem: Arquivo pessoal

Dra. Anna Paola Noya Gatto:

A Dra. Anna Paola Noya Gatto é uma mastologista e especialista em medicina preventiva com mais de 30 anos de experiência no cuidado da saúde feminina. Ela é fundadora da Clínica da Mulher, localizada em Salvador, Bahia, que oferece check-up feminino completo em um só lugar. Além de suas atividades médicas, a Dra. Anna é autora de livros, incluindo sua obra atual, “O Código da Mente Empreendedora Revelado,” e produz conteúdos com dicas e alertas sobre a saúde feminina, abordando aspectos não óbvios dos cuidados diários que as mulheres devem ter para manter sua saúde em dia. Seu compromisso com o bem-estar das mulheres é evidente em seu longo histórico de cuidado e dedicação à saúde feminina.

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *