ColunistasInclusão é Notícia - Angel Cavalcanti

Dia Nacional do Teste do Pezinho; ações fundamentais

 

Popularmente conhecido como o teste “da coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos”, o dia 06/06 celebra o “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. A tempo, com uma simples mas fundamental ação de sensibilização, a CBF autorizou no clássico realizado entre Flamengo x Vasco, na véspera da data da celebração, no estádio do Maracanã, profissionais da arbitragem e jogadores dos times cariocas do Flamengo e do Vasco, levantaram banner da APAERIO com o intuito de divulgar a importância do exame para a detecção precoce de doenças graves que, quando tratadas em estágio inicial, possibilitam o desenvolvimento das crianças em vários aspectos.

 

Reprodução

 

O teste deve ser realizado, sem distinção, em todos os recém-nascidos, de preferência entre o 3º e 7º dia de vida e é oferecido em Unidades Básicas de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS) e em laboratórios, através da rede privada.

 

Pelo SUS, acontece o rastreamento de até seis doenças: hipotireoidismo congênito (produção baixa ou mesmo nula do hormônio da glândula tireoide); fenilcetonúria (falha no metabolismo de aminoácidos); hiperfenilalaninemias (erros metabólicos); anemia falciforme e diversas hemoglobinopatias (alteração na produção de hemoglobina – componente dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta oxigênio para os tecidos); fibrose cística (secreções nos pulmões e pâncreas); hiperplasia congênita da suprarrenal (déficit de enzimas); e deficiência de biotinidase (mau funcionamento das enzima”.

 

Em etapas gradativas, até 2026, outros exames serão agregados a coleta. Muitas dessas doenças, ao serem detectadas, precisam do início do tratamento imediato, ainda no primeiro mês de vida. Com o diagnóstico e agilidade da ação medicamentosa, a criança pode ser tratada e vir a controlar as doenças. Alguns tratamentos serão por toda a vida. Dependendo da doença, o tratamento muda. Na deficiência de fenilcetonúria, por exemplo, basta a criança não comer alimentos com fenilalanina (alimentos ricos em proteínas). Já no hipotireoidismo é necessário reposição hormonal, por exemplo.

 

A realização do teste do pezinho é obrigatória, por lei, em todo o território nacional e se a criança não fizer o exame, não sendo detectadas as doenças listadas e iniciados os possíveis tratamentos, as doenças progridem e, em muitos casos, levam à morte ou ao retardo mental irreversível, reforçam profissionais de saúde de forma unanime.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas