A data foi proposta pela Down Syndrome International (DSI), organização global que apoia pessoas com a síndrome de Down. O dia 21/03 representa a “trissomia do cromossomo 21”, que é a característica genética da síndrome de Down (três cópias do cromossomo 21 em vez das duas usuais).
“O Dia Internacional da Síndrome de Down” é uma data representativa à conscientização inclusiva mundial. O objetivo principal é aumentar a conscientização sobre a síndrome e promover a aceitação das pessoas, com essa condição, na sociedade como um todo desafiando estereótipos e preconceitos limitadores e desrespeitosos.
“Leia mais notícia de Angel Cavalcanti aqui”
Celebrando a data são realizadas diversas atividades e eventos, organizados em todo o mundo. São conferências, palestras, seminários, campanhas de conscientização, eventos esportivos e artísticos inclusivos, dentre outros. Muitas vezes, esses eventos buscam envolver a comunidade em geral, promovendo a interação e o entendimento entre pessoas com e sem síndrome de Down.
A síndrome de Down não tem cura. Porém, se o indivíduo recebe o apoio da família, acolhido por uma educação inclusiva e tendo acesso a cuidados médicos adequados, estes fatores positivos juntos, podem garantir o seu bem-estar e o seu desenvolvimento máximo.
Milhares destas pessoas com essa condição desfrutam atualmente de vidas plenas e significativas, participando ativamente da sociedade, frequentando a escola, trabalhando e desfrutando de relacionamentos familiares e sociais.
Mas, o que é a síndrome de Down?
Também conhecida como “trissomia do cromossomo 21”, é genética causada pela presença de um cromossomo extra, total ou parcialmente, no par de cromossomos 21. Isso resulta em características físicas distintas, deficiência intelectual e pode estar associado a problemas de saúde variados, como problemas cardíacos, dificuldades de visão e audição, entre outros.
Por que o nome “Down”?
Essa síndrome, que ocorre tanto em mulheres quanto em homens, foi descrita pela primeira vez em 1866, pelo médico inglês John Langdon Haydon Down.
John Down foi um médico britânico reconhecido pelo extenso trabalho com crianças com deficiência mental. A síndrome de Down recebeu esse nome em sua homenagem.
O trabalho do médico descreveu pacientes com um fenótipo clássico (características observáveis do organismo que resultam da composição genética e fatores ambientais): baixa estatura, fissura palpebral oblíqua, nariz plano e deficit intelectual.