O Estado do Rio de Janeiro conta agora com o Dia e a Semana do Orgulho Autista em seu calendário oficial, conforme a nova Lei 10.536/24, proposta pela deputada Carla Machado (PT) e sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL). A celebração acontecerá anualmente na semana que inclui o dia 18 de junho, data que remete à sua criação em 2005 pela organização Aspies for Freedom, nos Estados Unidos.
O movimento visa transformar a percepção do autismo, promovendo uma visão que valoriza as diferenças, em vez de rotulá-las como doenças.
“É fundamental entender que as pessoas com autismo não são doentes. Elas possuem características únicas que apresentam desafios e recompensas especiais, e essa é a essência da nossa comemoração”, afirmou a deputada Carla Machado.
A iniciativa teve a coassinatura de diversos parlamentares. Entre eles Tia Ju (REP), Carlos Minc (PSB), Luiz Paulo (PSD) e Martha Rocha (PDT), demonstrando um apoio amplo à causa. A oficialização dessa data representa um passo significativo para a inclusão e valorização das pessoas autistas. Principalmente, destacando a importância de uma sociedade que respeita e celebra as diferenças.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento cerebral que afeta a comunicação, cognição, aprendizado e relacionamentos. Todavia, não interfere no desenvolvimento físico. Os sinais do autismo podem ter identificação nos primeiros meses de vida. A diversidade de graus da condição faz também com que alguns casos sejam reconhecidos mais tarde.