Alê, me Ajuda!BrasilEspecialSaúde

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles | Imagem: Canva

No dia 15 de julho, comemora-se o Dia do Homem, data instituída em 1999 para conscientizar o público masculino sobre a importância da saúde. Entretanto, apesar das campanhas, os homens brasileiros ainda vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres. Primordialmente, por falta de acompanhamento médico em suas questões de saúde.

Segundo o IBGE, 30% dos homens não têm o hábito de se consultar regularmente. Uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem revela que mais da metade dos pacientes do sexo masculino só procura atendimento médico em casos graves, quando as chances de cura são menores, conforme relata o médico André Deeke Sasse.

“Todos nós conhecemos um pai, um tio, um avô, um irmão ou até um marido que não se permitem ficar doentes e quando ficam, ignoram os sintomas. É histórico e não podemos fechar os olhos para essa realidade. Precisamos educar os homens a cuidarem da própria saúde”, explica o médico.

Atitude feminina: crucial para a saúde masculina

Essa realidade preocupante é amenizada, em parte, pela atuação das mulheres. Dados do Grupo SOnHe, especializado em oncologia, indicam que 70% dos homens só vão ao médico acompanhados por elas e por insistência delas.

“Os próprios pacientes confirmam que quem agenda as consultas para eles são as mulheres. Além de acompanham as consultas, elas sabem exatamente o passo a passo do tratamento. Eu diria que isso acontece com 90% dos pacientes”, conta Sasse, que integra o SOnHe.

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

Oncologista André Deeke Sasse, do SOnHe | Divulgação

Armas contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte entre os homens brasileiros. O INCA estima que 225 mil homens sejam diagnosticados com a doença a cada ano, desconsiderando o câncer de pele. Os cinco tipos mais comuns são: próstata, colorretal, pulmão, estômago e cavidade oral.

Na opinião de Vinícius Conceição, oncologista clínico do Grupo SOnHeO, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

“Um acompanhamento de rotina garante que medidas de prevenção sejam tomadas e uma pronta atuação diante de um diagnóstico precoce, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente”, alerta o médico.

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

Oncologista clínico Vinícius Conceição, do Grupo SOnHeO | Divulgação

Prevenção

A prevenção do câncer e de outras doenças masculinas passa pela adoção de um estilo de vida saudável. Isso inclui:

  • Combater o tabagismo: O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, além de doenças pulmonares e cardíacas.
  • Reduzir o consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool está associado ao câncer de fígado, boca, faringe e esôfago, entre outras doenças.
  • Praticar atividade física regularmente: A atividade física regular ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.
  • Manter uma alimentação saudável: Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais ajuda a prevenir diversas doenças crônicas.
  • Fazer exames preventivos regularmente: Os exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata e o câncer de intestino.

Dados alarmantes

Em Campinas, os três tipos de câncer mais incidentes em homens, excluindo o câncer de pele, são:

  • Próstata: 30%
  • Colorretal: 11,4%
  • Pulmão: 6,6%

Taxa de mortalidade

Dos três tipos de câncer mais comuns em Campinas, o câncer de pulmão é o que possui a maior taxa de mortalidade. Isso se deve sobretudo ao tabagismo, principal fator de risco para a doença.

Desse modo, o autocuidado é fundamental para a saúde masculina. Isso inclui, principalmente:

  • Estar atento aos sinais e sintomas do corpo: Qualquer alteração na saúde, por exemplo, dor persistente, cansaço excessivo ou sangramento, deve passar pela investigação de um médico.
  • Fazer exames preventivos regularmente: Os exames preventivos são essenciais para o diagnóstico precoce de doenças, pois eles podem salvar vidas.
  • Adotar um estilo de vida saudável: alimentação balanceada, assim como prática regular de atividade física e o controle do estresse são essenciais para a saúde geral.
  • Buscar ajuda profissional quando necessário: Homens também precisam cuidar da saúde mental. Assim sendo, se você está se sentindo triste, ansioso ou deprimido, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

Dia do Homem e a diferença que as mulheres fazem na saúde deles

+ MAIS NOTÍCIAS DE Alê, me Ajuda? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *