Baixada FluminenseEstado do Rio de JaneiroLeste FluminenseRegião dos LagosRegião SerranaSul Fluminense

Cidades fluminenses decretam emergência

cidades fluminenses decretam emergência

Homem é socorrido após desabamento em Nilópolis ao passo que cidades fluminenses decretam emergência | Reprodução

Onze cidades do Rio de Janeiro decretaram estado de emergência, nesta sexta-feira (22), por conta de chuvas intensas, bem como inundações previstas para o final de semana.

► Tragédia em Nilópolis: casa desaba e deixa feridos

Alerta vermelho

Desse modo, o decreto de emergência abrange Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Rio de Janeiro e São João do Meriti. Em suma, elas estão sob risco iminente de alagamentos e deslizamentos de terra. Em Nilópolis, inclusive, uma casa desabou, na beira de um rio, deixando vários feridos.

► Petrópolis: Governador do Rio pede ajuda do Exército a Lula

O novo boletim do Cemaden prevê que a frente fria que castiga o Estado do Rio pode permanecer até quarta-feira (28), aumentando o risco de chuvas fortes e acumulados significativos.

Rio monitora situação

Na capital, a chuva persistente durante a tarde e noite de sexta-feira colocou a cidade no estágio 2 de uma escala que vai até 5.

cidades fluminenses decretam emergência

Chuva no Rio de Janeiro causa alagamentos e deixa cidade em atenção com acumulados. Diante de situações mais graves, cidades fluminenses decretam emergência | Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo o Centro de Operações do Rio (COR), o estágio 2 se dá quanto há risco de haver ocorrências de alto impacto na cidade. Isso pode ter como fundamento um evento previsto ou a partir da análise de dados de especialistas. Considera-se, ainda, a hipótese de haver ocorrência com elevado potencial de agravamento.

► Cachoeiras de Macacu está em alerta vermelho – Vídeos

A preocupação das autoridades de Defesa Civil da cidade é com os acumulados. Dados do Alerta Rio, divulgados às 0:33 deste sábado (23) indicam que a Tijuca se trata da mais afetada. O local acumula 137,6 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. Já a Muda, que fica na mesma região, acumula 116 milímetros, enquanto a Estrada Grajaú-Jacarepaguá soma 85,8 milímetros, no mesmo período de 24 horas.

Grota Funda (77mm), Anchieta (66mm), Grajaú (55,8mm), Jacarepaguá-Tanque (54,6mm), Madureira (54,2mm), Grande Méier (51,6mm) e São Cristóvão (45,8mm) completam os 10 lugares onde mais choveu na capital.

Cemaden alerta

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) emitiu um alerta de risco muito alto de deslizamentos para oito municípios do estado. Tratam-se de Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Rio de Janeiro, Niterói, Queimados e Seropédica.

► Niterói: Água invade ônibus e passageiros ficam ilhados – Vídeo
Alto risco

Magé, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Angra dos Reis, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Paracambi também estão em alerta de alto risco de deslizamentos, mas em escala de menor gravidade.

Região Serrana sofre

Por fim, a Serra Fluminense segue sendo o foco das preocupações. Petrópolis, sobretudo, soma 109 ocorrências registradas, incluindo 75 deslizamentos, nove soterrados, três mortos, quatro resgatados e dois desaparecidos.

► Raio mata homem na Região dos Lagos

As rodovias de acesso à Região Serrana estão interditadas. Tanto a Rio-Teresópolis, juntamente com a Rio-Petrópolis. Nesse ínterim, o governador Cláudio Castro, que se deslocou para Petrópolis, anunciou que pedirá ajuda ao Exército para prestar socorro à população.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *