
Detran alerta: Novo golpe tenta suspender sua CNH | Divulgação
A Associação Nacional dos Detrans (AND) emitiu um alerta nesta quinta-feira (21) sobre um golpe relacionado à suspensão e cassação da CNH. Segundo o comunicado, os motoristas devem evitar acessar notificações por meios não oficiais dos departamentos de trânsito. No Rio de Janeiro, o Detran.RJ também alertou para mensagens fraudulentas enviadas por SMS, WhatsApp e e-mail.
+ LEIA TAMBÉM: ►Interrupção no fornecimento de água afeta bairros do Rio e região
Os golpistas enviam mensagens contendo links que levam a páginas que simulam o sistema oficial Gov.br, do Governo Federal. Após o preenchimento de informações pessoais, a página falsa exibe dados como supostas infrações, valores a pagar e a opção “regularizar”. O Detran.RJ reforça que essas comunicações são fraudulentas e devem ser ignoradas.
O Detran.RJ esclareceu que não comunica suspensões ou cassações de CNH por SMS, e-mail ou telefone. Todas as notificações oficiais são enviadas por carta registrada. Os motoristas devem se certificar de acessar apenas os canais oficiais para verificar infrações ou situações relacionadas à habilitação.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Para evitar cair em golpes, o Detran.RJ orienta que os motoristas usem os canais seguros para consultar infrações:
- Posto Digital do Detran.RJ: disponível no site oficial www.detran.rj.gov.br;
- Aba Infrações: diretamente no site do Detran;
- Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT): que permite consultar infrações e aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
O SNE é uma ferramenta que notifica os motoristas de infrações registradas diretamente no aplicativo, eliminando a necessidade de correspondência física.




























