Mais de dois terços dos empreendedores fluminenses, cerca de 72%, registraram aumentos de suas despesas nos últimos 30 dias. Dados divulgados pelo Sebrae-RJ mostram que custos com insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia dispararam.
Desse modo, 43% dos donos de negócios disseram ter repassado os aumentos para os consumidores parcial ou totalmente. Em contrapartida, 55% das empresas optaram por pagar a conta, muitos com medo de perder clientes.
+ LEIA TAMBÉM: ► Dia dos Namorados: Vendas no Rio devem chegar a R$ 221,2 milhões
Os números têm como base uma pesquisa do Sebrae, realizada com 515 empreendedores. Ela ainda revela um cenário desafiador para o segmento, com 44% dos empreendedores relatando queda no faturamento anual. No entanto, 28% permaneceram com os mesmos rendimentos ao passo que apenas 21% registram crescimento.
+ LEIA TAMBÉM: ► MEC congela EAD até 2025
Para Leandro Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae Rio, a chave para a sobrevivência está no planejamento estratégico.
“O empreendedor precisa encontrar formas de equilibrar a sua empresa. Uma das melhores formas de proteger e garantir a sustentabilidade é desenvolver um plano de negócios. Assim, o empresário fará um raio-X da sua empresa, observando o mercado e avaliando os pontos fortes, fracos e oportunidades”, explica Leandro Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae Rio.
O Sebrae Rio oferece diversos serviços gratuitos para auxiliar os empreendedores nesse momento turbulento. Por exemplo, orientação financeira, cursos de gestão e workshops sobre inovação são algumas das ferramentas disponíveis para ajudar os negócios a superar a crise e alcançar o sucesso.