Estado do Rio de Janeiro

Desembargador Peterson Barroso Simão assume presidência do TRE-RJ

Desembargador Peterson Barroso Simão assume presidência do TRE-RJ | Divulgação/TRE-RJ

O desembargador Peterson Barroso Simão tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) nesta quarta-feira (26). Eleito por aclamação, ele exercerá a função até dezembro e será responsável por coordenar o início da preparação para as eleições de 2026.

Nova Gestão e Objetivos

A cerimônia de posse ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). No evento, o desembargador Cláudio de Mello Tavares assumiu os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Em seu discurso, Simão ressaltou a importância de garantir a lisura do processo eleitoral. Ele destacou que o voto consciente é essencial para fortalecer a democracia e assegurar eleições justas.

“Não podemos aceitar que o nosso voto seja um objeto de negócio. Queremos contar com um exemplar comportamento daqueles que ascendem a seus cargos em razão do voto livre, consciente, afastando, para sempre, a influência de traficantes de drogas e de organizações criminosas. A nossa missão no TRE é justamente eliminar o mal, trazer o bem e trabalhar por eleições com lisura para que tenhamos representantes que cumpram as leis eleitorais”, disse.

Compromisso com a Liberdade do Voto

O novo vice-presidente do TRE-RJ também enfatizou a relevância do combate às interferências no direito ao voto. Segundo ele, a liberdade do eleitor deve ser protegida para evitar influências indevidas que possam comprometer a vontade popular nas urnas.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

“É nossa missão garantir que o direito ao voto seja exercido sem interferências ou constrangimentos. Trabalharemos, incansavelmente, para que esse direito fundamental seja garantido a todos. Quando protegemos a integridade do voto, protegemos a própria essência da esperança democrática. Estimularemos campanhas, diálogos e iniciativas para que cada eleitor compreenda a força, o poder e a importância do seu voto,” explicou Mello Tavares.

Trajetórias e Experiências Profissionais

Peterson Barroso Simão atuou como defensor público no Estado do Rio de Janeiro por uma década, entre 1982 e 1992. Já Cláudio de Mello Tavares exerce a função de desembargador desde 1998.

Entre 2004 e 2005, Tavares integrou a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) como conselheiro. Ambos possuem carreiras consolidadas no judiciário e agora assumem a missão de conduzir o TRE-RJ nos próximos meses.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *