
O Pan-Americano de Va’a reúne 800 atletas na Praia de São Francisco, em Niterói, com competições emocionantes e atrações culturais até domingo. (Foto: Lucas Benevides)
Nesta terça-feira (19), o prefeito de Niterói, Axel Grael, participou da abertura oficial do Pan-Americano de Va’a 2024, na Praia de São Francisco. Conhecida como o “Maracanã do Va’a”, a cidade acolhe cerca de 800 atletas de oito países, reforçando sua posição como referência nos esportes náuticos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
A estrutura do evento inclui arquibancadas para o público, áreas específicas para atletas, expositores, estúdios de tatuagem e apresentações musicais. Segundo o prefeito Axel Grael, Niterói se destaca pela vocação natural para esportes aquáticos e pelo alto número de praticantes da modalidade no Brasil.
Este é mais um evento esportivo importante para a cidade, com mais uma vez a realização de uma competição internacional. Niterói tem uma vocação natural para o esporte, especialmente para os esportes náuticos. A modalidade Va’a adotou Niterói, e Niterói adotou a Va’a. Hoje, temos o maior número de participantes dessa modalidade no Brasil. Essa reputação é muito positiva para a cidade, com centenas de pessoas visitando e conhecendo Niterói, além de movimentar a economia local. Niterói tem tudo para aproveitar e fortalecer ainda mais essa vocação”, destacou o prefeito Axel Grael.
+ LEIA TAMBÉM: ► Evento reúne 800 atletas no Pan-Americano de Va’a 2024
Competição reúne atletas e promete grandes duelos
Atletas da Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil participam das provas, destacando a categoria Open Masculina. O duelo entre Brasil e Rapa Nui, que reeditam uma acirrada disputa do ano anterior, está entre os momentos mais aguardados.
Além das competições, o evento promove um curso de arbitragem, incentivando a formação de novos árbitros e o desenvolvimento da modalidade no Brasil.
Acreditamos que esse evento colocará o Brasil em outro patamar em um esporte tão nobre quanto o nosso. Pensamos nisso de maneira muito planejada e organizada. A CBVAA enquanto realizadora do evento tem uma responsabilidade muito grande e temos como organizadora a Federação de Va´a do Rio de Janeiro que tem colocado todos os seus esforços para que seja um evento grandioso, que demonstre para a comunidade do Va´a latino-americano e a comissão do IVF que está aqui observando, que fazemos o Va´a do nosso país com um dos grandes polos de prática de canoa havaiana no mundo”, afirmou Jefferson Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA).
Pan-Americano reforça Niterói como referência esportiva
O secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Rubens Tavares Goulart, destacou o crescimento do esporte na cidade. Atualmente, cerca de 40 clubes e 3 mil remadores participam de competições locais e nacionais.
Niterói vem incentivando bastante o fomento dessa modalidade e isso tem dado resultados, além do número de clubes, quase 40, e com aproximadamente 3 mil remadores disputando vários eventos. O Pan-Americano chega para premiar o trabalho feito pela Prefeitura, Secretaria de Esportes, a Associação Niteroiense e Federação de Va’a do Rio de Janeiro em evento realizado por intermédio da CBVAA. Se alguns dizem que Saquarema é o Maracanã do surfe, Niterói é o Maracanã do Va´a”, disse o secretário.
O Pan-Americano de Va’a segue até domingo (24), com competições aquáticas e atrações em terra, promovendo o esporte e fortalecendo a economia local.