Acontece AgoraNiteróiPolítica

Deputado niteroiense Altineu Côrtes é eleito 1º vice-presidente da Câmara Federal

Deputado niteroiense Altineu Côrtes é eleito 1º vice-presidente da Câmara Federal

Deputado niteroiense Altineu Côrtes é eleito 1º vice-presidente da Câmara Federal | Câmara dos Deputados/Divulgação

O deputado federal niteroiense Altineu Côrtes (PL-RJ) é o novo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu na tarde deste sábado (1º/02), consolidando o parlamentar fluminense como um dos principais nomes da Mesa Diretora. Sem adversários em razão de acordo formado entre o bloco partidário que elegeu Hugo Mota (Republicanos-PB) para a presidência, ele obteve 440 votos contra 59 em branco.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

O vice-presidente tem funções essenciais na condução da Câmara. Ele assume o comando em ausências do presidente e pode até exercer atribuições próprias da presidência, desde que delegadas. Além disso, a posição garante protagonismo político dentro do Congresso.

Antes da votação, Altineu Côrtes se reuniu com lideranças do PL, em Brasília, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Reforçamos a importância da união da nossa bancada para as eleições na Câmara e no Senado. Nosso apoio às candidaturas de Hugo Mota para a presidência da Câmara e Davi Alcolumbre para a presidência do Senado é fundamental para garantir protagonismo ao PL e fortalecer a direita no Congresso”, declarou.

A legenda articulou alianças para garantir espaço estratégico no Legislativo. Assim sendo, a bancada de 93 deputados teve fundamental importância no fortalecimento do bloco partidário e na eleição do parlamentar.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A movimentação política do PL também mirava a presidência do Senado. O partido declarou apoio a Davi Alcolumbre para ampliar sua influência nas duas Casas. Em tese, o resultado consolida a força do bloco conservador no Congresso. Porém, vale lembrar que o PT, do presidente Lula, e aliados do governo, também apoiaram os mesmos candidatos nas duas casas. Inclusive, a primeira-secretaria da Câmara ficou com o PT: o deputado Carlos Veras, de Pernambuco, teve 427 votos contra 72 em branco.

Mesmo assim, de todas as siglas que integraram o bloco de 17 partidos em torno da candidatura de Hugo Mota, apenas o PL conseguiu dois assentos na mesa. O deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), teve 395 votos para o cargo de 1º suplente.

Trajetória e Atuação Política

Altineu Côrtes é empresário e está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Anteriormente, exerceu três mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro.

Em sua trajetória, ocupou cargos no Executivo. Foi secretário estadual da Infância e Juventude (2004-2005) e do Meio Ambiente (2019-2020). Essas experiências reforçaram seu perfil de gestão.

Na Câmara, presidiu a Comissão de Viação e Transportes (2017-2018). Também relatou quatro propostas transformadas em lei. Entre elas, a Medida Provisória 1093/21, que alterou a divulgação de dados do Regime Geral de Previdência Social.

Outro projeto de destaque foi a Lei 14.811/24, que torna hediondos crimes como tráfico de pessoas e sequestro de menores. A Lei 14.291/22, relatada por ele, reintroduziu a propaganda partidária no rádio e na TV.

Altineu Côrtes destacou que não se afastará das bandeiras do partido, mas garantiu que a Mesa Diretora trabalhará de forma institucional.

“Vamos trabalhar com equilíbrio e lealdade, sem jamais nos afastar das bandeiras pessoais e partidárias, tendo lealdade com os companheiros da Câmara”, disse.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

 

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.