BrasilSaúde

Dengue: Casos disparam em 2024 e ameaçam recorde histórico

Casos de dengue no Brasil aumentam 17,5% em 2023

Foto: Divulgação

O número de casos de dengue no Brasil disparou nas duas primeiras semanas de 2024, com um aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram registrados 55.859 casos prováveis da doença no país, incluindo seis mortes. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados 26.801 casos, com 17 mortes.

O aumento de casos ocorre em meio a um cenário climático favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O El Niño, que traz calor intenso e muita chuva, está em fase de atuação.

A infectologista Luana Araújo afirma que o cenário para 2024 é “extremamente preocupante” com relação às arboviroses de uma forma geral.

“É tudo que o mosquito precisa. No calor, ele coloca os ovos, vem a chuva, que hidrata esses ovos e permite o desenvolvimento da larva. A larva eclode, vem o calor de novo, ela amadurece, vira um outro mosquito e por aí vai”, explica.

A infectologista ressalta a necessidade de diminuir a presença do mosquito.

“É muito importante que as pessoas cuidem de suas casas, aquilo que a gente sempre falou a vida inteira: pratinho de planta, garrafa retornável que está coletando água e não tem um escoamento, bandeja de degelo de geladeira, fonte em quintal, fontes ornamentais, depósitos, coisas ao ar livre, tudo isso pode coletar água. É de responsabilidade da gente, enquanto cidadão, cuidar de casa para diminuir isso”, afirma.

No Rio de Janeiro, o aumento foi ainda mais expressivo. O registro é de mais de 4 mil casos de dengue em 13 dias, alta de 669% em relação ao mesmo período do ano passado.

Vacina

A vacina contra a dengue, que foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado, só imunizará cerca de 3 milhões de pessoas em 2024.

O Ministério da Saúde ainda está em tratativas para receber doações, o que pode aumentar a quantidade de doses para 6 milhões.

Além da vacinação, o governo federal está tomando outras medidas para combater a dengue, como a distribuição de testes e inseticidas, a implantação de uma Sala Nacional de Arboviroses e a capacitação de médicos e enfermeiros.

O alerta é para que a população tome medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Dicas Importantes

  • Não deixe água parada em casa ou no trabalho.
  • Mantenha a caixa d’água tampada.
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas.
  • Limpe as calhas e ralos regularmente.
  • Deixe garrafas e outros objetos que possam acumular água virados de cabeça para baixo.

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. É importante ficar atento aos sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e no fundo dos olhos.

Em caso de suspeita, procure um serviço de saúde o mais rápido possível.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil