A Secretaria de Ordem Pública (Seop) iniciou nesta segunda-feira (13) a demolição de um prédio comercial de quatro andares construído irregularmente na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
+ LEIA TAMBÉM: ►Chuva marca início da semana no Rio de Janeiro; Confira a previsão
A construção estava localizada em uma área sob influência do tráfico e gerou prejuízo estimado em R$ 1,5 milhão aos responsáveis pela obra.
Obra embargada desde 2015
A construção havia sido embargada em 2015 pela Secretaria de Urbanismo, que também iniciou um processo de demolição no ano seguinte. Contudo, a ação foi interrompida em 2016.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Segundo a Seop, o proprietário comprometeu-se a regularizar a situação ou realizar a demolição por conta própria, mas não cumpriu o acordo. Durante a operação, os agentes encontraram grande quantidade de material de construção no local.
Alargamento da Avenida Ayrton Senna
O prédio será demolido para viabilizar o alargamento da Avenida Ayrton Senna e a implantação da Linha Amarela. A proximidade com outros imóveis e com a via expressa impede o uso de máquinas pesadas, obrigando a demolição manual.
Foco na segurança e combate ao crime
Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública, ressaltou a relevância da operação:
+ LEIA TAMBÉM: ►Robôs passeando em Niterói; Conheça mais sobre eles e sua empresa
“Seguiremos firmes nesse trabalho para combater irregularidades, especialmente em imóveis não habitados, focando na preservação da vida, no ordenamento da cidade e na asfixia financeira do crime organizado”, afirmou.
Parceria entre órgãos públicos
A ação conta com a participação de agentes da Subprefeitura de Jacarepaguá e da Polícia Militar. A demolição manual reflete os desafios logísticos enfrentados, mas também reforça o compromisso da Prefeitura em promover o ordenamento urbano e combater práticas ilegais.