
Foto: Vitor Silva – Botafogo
O Botafogo vive um momento de ascensão na temporada 2024. Após vencer seus últimos quatro jogos, o Alvinegro se encontra na primeira posição da tabela do Brasileirão, com 9 pontos.
A boa fase da equipe não se resume apenas ao ataque afiado, que marcou 13 gols nos últimos quatro jogos, mas também a uma evolução significativa da defesa.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
Nos últimos quatro jogos, a equipe comandada por Artur Jorge sofreu apenas dois gols, demonstrando uma solidez defensiva que não era vista anteriormente na temporada. O ponto alto dessa evolução foi o clássico contra o Flamengo, considerado um dos principais testes do ano para o Alvinegro.
Diante do “poder de fogo” do rival, que conta com jogadores como Pedro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Luiz Araújo e De La Cruz, o Botafogo não apenas segurou o empate em 0 a 0, como também não sofreu nenhum gol.
A melhora no sistema defensivo era uma das metas do Botafogo para a temporada e uma necessidade para o técnico Artur Jorge. Em seu bom trabalho no Braga, o treinador recebeu algumas críticas por conta do alto número de gols sofridos na última temporada europeia.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
No início da temporada brasileira, o Alvinegro também oscilou bastante defensivamente, o que gerou preocupação na comissão técnica e na torcida.
Para solucionar os problemas na defesa, Artur Jorge fez uma alteração crucial no sistema defensivo do Botafogo. O zagueiro Bastos, que chegou ao clube no início da temporada, ganhou a posição de titular ao lado de Lucas Halter. Alexander Barboza, que vinha sendo titular absoluto, acabou ficando como opção no banco de reservas.