CinemaEntretenimentoLeste FluminenseNiterói

Curtas-metragens gratuitos no Sesc Niterói celebram diversidade e cinema independente

Alunos de cinema exibem curtas-metragens no Sesc Niterói, 11 de dezembro, com entrada gratuita e temas diversos como documentário e ficção.

Alunos de cinema exibem filmes no Sesc Niterói, 11 de dezembro, com entrada gratuita e temas diversos como documentário e ficção. (Divulgação)

O Sesc Niterói exibe na quarta-feira, 11 dezembro, às 17h30, os curtas-metragens Katya e Gino e Vigia da noite, produzidos pelos alunos do curso “Introdução ao Cinema”, sob a orientação do instrutor e cineasta Diego Amorim. A entrada é gratuita e o Sesc está localizado na Rua Padre Anchieta, 56, no bairro São Domingos.
Os filmes fazem parte da prática das aulas e exploram dois gêneros cinematográficos distintos: documentário e ficção. Para o documentário, a turma pesquisou personalidades locais e escolheu contar a história de Gino Fonseca, produtor cultural do Sesc Niterói. Já o curta-metragem de ficção nasceu a partir da atividade de criação de um roteiro, com foco no gênero suspense/terror.
Gravado no fim do ano passado e montado neste ano, Katya e Gino apresenta a trajetória do artista plástico Gino Fonseca, criador da drag queen Katya Furação, personagem que marcou época no Rio de Janeiro entre os anos 1990 e 2010. Ele tornou-se ainda mais conhecido por integrar o primeiro casal gay a adotar uma criança em Niterói. No documentário, Gino relembra a infância na cidade natal Cachoeiras de Macacu, a expulsão de casa ao revelar sua sexualidade, a adoção do filho, hoje com 14 anos, e os desafios que representa ser homossexual no Brasil, país que lidera o ranking de violência contra a comunidade LGBTQIAP+ no mundo.
Já o Vigia da noite, filmado em novembro nas instalações do Sesc, narra a história de Sérgio, um vigilante obstinado pelo seu ofício e assombrado pelo passado. O roteiro teve como base o texto do aluno Douglas Ribeiro, que foi escolhido pelos colegas para ser transformado em filme. De forma coletiva e colaborativa, os alunos se dividiram nas funções cinematográficas, como encenação, direção, câmara, captação de som e produção de arte.
O cineasta Diego Amorim, responsável pela condução do projeto, integra o Programa Imagens e Movimento (PIM) – uma rede mundial composta por organizações focadas no ensino do cinema em escola, que segue a orientação pedagógica do cineasta francês Alain Bergala.
Eu acredito muito mais no ensino da arte fazendo arte, uma ideia que o Bergala desenvolve, essa coisa de ter um frisson do fazer artístico, do criar, de participar de todas as etapas. Porque quando é uma coisa muito discursiva ou expositiva perde a potência desse lugar do fazer e, obviamente, é mais agradável, em vários sentidos, inclusive para o aluno”, afirma Amorim, que atua como instrutor no Sesc do Rio de Janeiro há cerca de cinco anos.
Mesmo que a prática acabe envolvendo mais os alunos, o professor esclarece que a teoria é fundamental.
Eu tento fazer uma aula muito teórica também, de forma simplificada, até porque é uma aula de introdução ao cinema. Busco sempre aprofundar algumas questões, assim, a aula tem um pouco de tudo.”
A turma é formada por alunos de 17 a 65 anos e das mais variadas profissões.
Os perfis são bem distintos, com bagagens culturais e realidades diferentes. Eu busco olhar para cada singularidade e lido bem com isso. Cinema é isso, une as pessoas, faz com que trabalhem juntas e algumas que, às vezes, não teriam dinheiro para fazer um curso dessa área. Então, tirar o cinema do lugar de privilégio é realmente fazer cinema, e o que a gente está fazendo é cinema, e isso é empolgante.”
Ficha técnica

Katya e Gino:

Diego Amorim – Direção geral e montagem
Alberto Lourenço Silva – captação de som
André Mourão Andrade – direção e direção de fotografia
Chris Montes – produção e pesquisa
Fabi Nig – produção
Fred Dantas – assistência de montagem
Jacqueline Götzen – produção
Jerusa André da Silva – produção
Joey Persona – captação de som direto
Kristiane Rothstein – assistência de montagem e pesquisa
Monika Venerabile – entrevista e produção
Patrícia Paiva – assistência de montagem, pesquisa e captação de som direto
pedpedped -produção
Thays Alvaro – direção e assistência de montagem

Vigia da noite:

 

Direção geral e montagem: Diego Amorim
Alberto Lourenço Silva – elenco e captação de som direto e produção
André Mourão Andrade – elenco
Chris Montes – produção
Douglas Ribeiro – roteiro e direção
Fabi Nig – produção
Fred Dantas – direção e direção de fotografia
Jacqueline Götzen – produção
Jerusa André da Silva – produção
Joey Persona – elenco
Kristiane Rothstein – produção
Patrícia Paiva – produção, direção de arte e captação de som direto
pedpedped – direção de som
Thays Alvaro – produção e direção de arte
SERVIÇO:
Data: 11 de dezembro
Horário: 17h30
Entrada franca
Local: Sesc Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos
http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cinema