

Curso de fotografia encerra atividades no viveiro da Clin com exposição e ensaio fotográfico | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Para além da limpeza urbana, os funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão descobrindo novos olhares sobre a cidade. O curso de fotografia promovido pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia chegou ao fim nesta sexta-feira (29), com uma aula especial no viveiro de mudas da Clin.
Ministradas pela professora Daiane Dourado, as aulas ofereceram noções técnicas e estimularam os alunos a registrar tanto a natureza quanto os próprios colegas de trabalho como protagonistas.
Última aula com olhar criativo
O encerramento do curso foi marcado por uma proposta diferente: usar o viveiro da Clin como cenário e os colaboradores como modelos.
“A ideia surgiu a partir de registros feitos por um dos alunos com o celular. Além de mostrar a beleza do espaço, quisemos destacar quem cuida dele. O resultado foi uma aula mais criativa, onde cada aluno pôde explorar seu olhar fotográfico”, explicou a professora Daiane Dourado.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A Divisão de Educação Ambiental da Clin, sob supervisão do engenheiro florestal Luiz Vicente, organizou uma exposição de mudas para receber os alunos.
Histórias de funcionários que aprenderam a fotografar
Entre os participantes, a telefonista Marilene Ferreira Silva de Oliveira, com 26 anos de Clin, descobriu na fotografia uma nova paixão.
“Foi uma oportunidade incrível. Aprendi a parte técnica e quero continuar estudando para até atuar como fotógrafa”, afirmou Marilene, que já registra diariamente seu trajeto do Rio até Niterói.


Curso de fotografia encerra atividades no viveiro da Clin com exposição e ensaio fotográfico | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Outra protagonista foi a gari Martha Medeiros Augusto da Silva, há 16 anos na Clin, sendo dez dedicados ao viveiro. Ela foi escolhida como modelo do ensaio fotográfico.
“Foi muito interessante, ainda mais aqui, onde o ambiente de trabalho é excelente”, destacou.
Conteúdo do curso e aprendizado
As aulas aconteceram na Plataforma Urbana Digital (PUD), na Engenhoca, com duração de várias semanas. Os participantes aprenderam noções de exposição, foco, enquadramento, composição e fotografia informativa.
Além disso, treinaram tanto com câmeras DSLR quanto com smartphones, aplicando técnicas em registros para uso pessoal, publicitário e de campo.