Brasil

Cúpula em Fortaleza destaca multilateralismo no combate à fome infantil

Cúpula em Fortaleza destaca multilateralismo no combate à fome infantil | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 2ª Cúpula da Coalização pela Alimentação Escolar começou nesta quinta-feira (18), em Fortaleza, com apelo pelo multilateralismo como estratégia global contra a fome infantil.

O ministro da Educação, Camilo Santana, classificou o encontro como “a maior organização multilateral dos nossos tempos”.

Aliança mundial contra a fome

Criada em 2021, a coalização tem como meta garantir alimentação para todas as crianças em idade escolar até 2030. Desde então, 109 países aderiram, beneficiando quase 80 milhões de novos estudantes em quatro anos.

Atualmente, cerca de 466 milhões de crianças recebem refeições nas escolas, mas ainda há 724 milhões sem acesso a programas de alimentação escolar.

Apesar de integrar o grupo, os Estados Unidos não enviaram representantes à cúpula.

“Faz parte. Foram convidados”, disse Camilo Santana.

Chamado por união global

O ministro francês Thani Mohamed, responsável pela Francofonia e Parcerias Internacionais, afirmou que, diante da crise climática e da fragilidade do multilateralismo, é urgente reforçar a cooperação. O finlandês Ville Tavio, ministro de Comércio Exterior e Desenvolvimento, destacou que a coalização “mostra o caminho para o trabalho conjunto”.

A diretora executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Cindy McCain, fez um apelo direto:

“Chamem mais pessoas para se engajar. O mundo está pegando fogo, as crianças estão morrendo de fome. A alimentação nas escolas pode mudar muito o mundo”.

Liderança brasileira

Desde 2023, o Brasil divide a presidência da coalização com França e Finlândia. A experiência brasileira, que assegura merenda para mais de 40 milhões de estudantes, é referência internacional. Para especialistas, políticas de alimentação escolar reduzem a insegurança alimentar e a evasão.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil