
Cúpula do G20 fecha estações do metrô e bloqueia principais vias no Rio de Janeiro
Cinco estações do metrô do Rio de Janeiro não vão funcionar nesta segunda (18) e terça (19) devido à Cúpula do G20. A medida, solicitada pelas autoridades de segurança, inclui as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete. O funcionamento está suspenso das 8h às 19h.
Impacto no trânsito e acessos
A Avenida Atlântica está bloqueada totalmente domingo (17), às 6h, e a medida terá duração até às 18h de terça-feira (19). Apenas delegações e veículos escoltados poderão transitar pelo local. Entretanto, moradores poderão acessar suas garagens mediante comprovante de residência, enquanto estacionar nas baias estará proibido.
Grades estão instaladas ao longo da via para orientar pedestres e reforçar a segurança. Banhistas podem acessar a praia, contudo apenas pelas faixas de pedestres. Porém, as atividades de lazer na orla estão suspensas nos dias do evento.
No Aterro do Flamengo, o trânsito fica fechado até terça-feira (19), permitindo o deslocamento das comitivas. A interdição compreende o trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.
Voos alterados no Aeroporto Santos Dumont
Por segurança, o Aeroporto Santos Dumont não terá operações aéreas nos dias 18 e 19. Voos comerciais serão redirecionados ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), conforme a capacidade operacional e planejamento das companhias. O fechamento se faz necessário devido à proximidade do Santos Dumont com o Museu de Arte Moderna (MAM), onde ocorre a Cúpula, localizado a apenas 550 metros de distância.
Medidas de segurança ampliadas
Em resumo, além das interdições, grades e controle de pedestres, forças de segurança mobilizadas para o evento visam garantir a proteção dos chefes de Estado e delegações. Assim sendo, o trânsito sofrerá ajustes em diversos pontos estratégicos da cidade.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI