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Crise nos ônibus: Rodoviários de Niterói realizam assembleia

Crise nos ônibus: Rodoviários de Niterói realizam assembleia

Foto: Divulgação – Sintronac

Em meio à crise no transporte rodoviário de Niterói, com o “cabo de guerra” entre empresas e Prefeitura quanto ao valor da tarifa, os trabalhadores do setor realizarão, nesta quarta-feira (8), assembleia para discutir a proposta de reajuste salarial.

De acordo com o sindicato que representa a categoria (Sintronac), a proposta patronal é de reajuste salarial de 7%. Durante a assembleia, que será realizada na sede da entidade em Niterói, também será debatida a tramitação na Câmara de Vereadores de Niterói do Projeto de Lei do subsídio das passagens de ônibus apresentado pela Prefeitura.

Outras reivindicações dos rodoviários são: cesta básica de R$ 700; fim da circulação de dinheiro nos ônibus; instalação de um sistema de cobrança de passagens, que inclua cartões bancários de débito, crédito, PIX, além do Bilhete Único; retorno do pagamento das comissões aos motoristas pelo acúmulo de função com a de cobrador; e manutenção dos benefícios já incluídos na convenção coletiva de 2022.

Propostas à Câmara

No último dia 30, o Sintronac enviou à Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval da Câmara de Niterói um conjunto de 18 propostas para reformulação do sistema de ônibus da cidade.

Os parlamentares começaram a debater a proposta da Prefeitura, enviada em maio ao Legislativo, de estabelecer 30% de subsídio das passagens de ônibus da cidade. Uma data para votação, contudo, ainda não foi definida.

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Os rodoviários, no entanto, embora concordem com o subsídio, acreditam que somente esta medida não irá alterar o quadro de grave instabilidade que o transporte por ônibus atravessa.

Para o presidente da instituição, Rubens dos Santos Oliveira, é necessário o estabelecimento de uma tarifa técnica, que reequilibre financeiramente o setor e assegure aos trabalhadores uma base de reajuste salarial condizente com a realidade econômica do País.

“Os trabalhadores precisam de estabilidade financeira diante de um quadro econômico tão volúvel, como é o brasileiro. E um dos instrumentos para que isso aconteça é o estabelecimento de uma tarifa técnica, que contemple todos os gastos do setor. partir dessa tarifa, aí sim, os governos podem definir o percentual de subsídio das passagens”, analisou.

Impasse

O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) quer que o valor da tarifa técnica do serviço passe a custar R$ 6,13. Contudo, na proposta feita pelo governo municipal, o valor passaria para R$ 5,15, a partir de janeiro de 2024. Atualmente, a tarifa custa R$ 4,45 para o passageiro, e não sofre reajustes desde 2019. O setor alega que está em crise.

Para que a integralidade do aumento não seja repassada diretamente ao passageiro, tanto Sintronac quanto Prefeitura defendem a adoção do subsídio. Contudo, ambos divergem em relação à tarifa técnica. Recentemente, uma audiência judicial foi realizada para debater o tema, mas terminou sem acordo.

 

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1 Comentário

  1. Estive em Uberlândia – MG e achei o sistema de transporte urbano (ônibus) de lá, um espetáculo. As pessoas atravessam os bairros, pagando apenas uma passagem. Existem estações espalhadas, pela cidade onde as pessoas pagam a tarifa única.

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