Seguros de veículos no Rio disparam devido à alta criminalidade

Seguros de veículos no Rio disparam devido à alta criminalidade | Reprodução
O aumento da criminalidade no Rio de Janeiro tem elevado os preços dos seguros de carros e motos, principalmente na Zona Norte, onde roubos de veículos registram números bem acima da média da cidade.
As altas taxas de criminalidade no Rio de Janeiro refletem diretamente nos valores cobrados pelos seguros de veículos. Segundo o Índice de Preço do Seguro de Automóvel e Moto, da TEx (Serasa Experian), o seguro de carro na Zona Norte chega a ser 70% mais caro que na Zona Sul, enquanto o de moto é 26% mais alto.
Na prática, o custo médio do seguro representa 7,8% do valor do carro e 17,3% das motos na Zona Norte. Já na Zona Sul, os percentuais caem para 4,6% e 13,7%, respectivamente. Na média da Região Metropolitana, o Rio lidera o ranking nacional, com 6,7% para automóveis e 14,5% para motos, mais que o dobro de cidades como Belém (PA).
De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), só em agosto foram registrados 1.016 roubos de veículos na capital fluminense. Entre janeiro e agosto, o total chega a mais de 8,6 mil casos.
Na Zona Norte, o 39° CISP (Acari, Barros Filho, Costa Barros, Parque Colúmbia e Pavuna) teve aumento de 34% nos registros, passando de 674 em 2024 para 903 em 2025. O 27° CISP (Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha e Vista Alegre) somou 730 ocorrências.
Na Zona Sul, o 9° CISP (Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória e Laranjeiras) teve 69 registros no mesmo período, número 13 vezes menor que o 39° CISP. Outros CIEPs sulistas registraram ainda menos casos, reforçando a diferença de risco percebida pelas seguradoras.
Confira alguns números de roubos de veículos entre janeiro e agosto de 2025:
Zona Norte
-
21° CISP (Benfica, Bonsucesso, Higienópolis, Manguinhos, Maré e Ramos): 375
-
27° CISP (Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha, Vista Alegre): 730
-
29° CISP (Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura, Quintino Bocaiúva): 673
-
30° CISP (Bento Ribeiro, Campinho, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz): 316
-
39° CISP (Acari, Barros Filho, Costa Barros, Parque Colúmbia, Pavuna): 903
Zona Sul
-
9° CISP (Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras): 69
-
10° CISP (Botafogo, Humaitá, Urca): 61
-
12° CISP (Copacabana – parte, Leme): 2
-
13° CISP (Copacabana – parte): 1
-
14° CISP (Ipanema, Leblon): 8
-
15° CISP (Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado, Vidigal): 16
Os números evidenciam como a criminalidade influencia diretamente o mercado de seguros. Áreas com maior incidência de roubos têm preços mais altos, refletindo o risco percebido pelas seguradoras.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI