Alê, me Ajuda!ColunistasSaúde

Cresce busca pelo nosso segundo cérebro: O intestino

Interesse sobre intestino dispara: Uma reflexão sobre a importância do segundo cérebro do corpo

Nos últimos meses, o Brasil viu um aumento surpreendente no interesse por um tema que, muitas vezes, fica em segundo plano nas discussões de saúde: o intestino.

De acordo com um levantamento do Google Trends, o país é agora o terceiro no mundo em volume de pesquisas sobre o assunto nos últimos 12 meses. As investigações por intestino triplicaram em comparação com a década passada, destacando um crescimento expressivo de 260% nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013.

Esse fenômeno despertou a atenção para a relevância do órgão muitas vezes negligenciado, revelando uma crescente preocupação com a saúde intestinal e seus impactos abrangentes.

No último ano, as buscas por doença de
Crohn e colite ulcerosa (ou retocolite ulcerativa), as principais doenças inflamatórias intestinais, cresceram 210% e 220%, respectivamente.
Já a pesquisa por síndrome do intestino irritável aumentou 190%. Entre as perguntas mais realizadas estão: “Como soltar o intestino?” e “o que é constipação intestinal?”.
Mas por que tamanho interesse? Segundo a Biomédica Adriana Lima, especialista em saúde integrativa, o intestino é o segundo cérebro do nosso corpo.
E ao contrário do que muitos pensam, é nesse órgão que pode ocorrer, por exemplo, a descarga emocional.
A nossa alimentação hoje está com excesso de consumo de carboidratos refinados, produtos ultra processados, pouquíssima fibra e muito açúcar. O sedentarismo, horas sentadas, fazem com que os movimentos peristálticos (contrações musculares que fazem o intestino funcionar) não ocorram de maneira correta. O que dificulta a circulação. Além disso, a maioria das pessoas somatiza questões emocionais como estresse, ansiedade e raiva no trato
gastrointestinal
explica a especialista.
Para a especialista o bom funcionamento do intestino melhora o humor, isso porque ele é responsável por 50% de toda a dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo.
Ou seja, é importante estar com o funcionamento do órgão em perfeito estado para não afetar outras questões do corpo. O intestino também é um aliado para manter a imunidade alta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), é nele que vivem cerca de 70% das células imunológicas. Sendo assim, uma pessoa com problemas intestinais está mais vulnerável às doenças comuns.
E como melhorar o funcionamento desse órgão?
Adriana explica que com passos simples e uma rotina saudável é possível melhorar sua saúde.
Confira as dicas da especialista:
1. Alimentação saudável. Consumo de verduras, legumes, frutas, carnes magras e fibras devem fazer parte da rotina;
2. Mastigue devagar;
3. Identifique e trate intolerâncias alimentares;
4. Faça, pelo menos, cinco refeições por dia e não pule o café da manhã.
5. Pratique atividades físicas;
6. Reduza o nível de stress;
7. Evite álcool, cafeína e comidas apimentadas, caso tenha algum sintoma de problema intestinal;
8. Durma melhor;
9. Beba bastante líquido, de preferência mais de 1,5 litro por dia
Imagens: Canva

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *