NiteróiPolícia

Cracolândia da Praça da República é alvo de operação policial

Cracolândia da Praça da República é alvo de operação policial

Operação aconteceu nesta quinta – Foto: Divulgação

A concentração de usuários de drogas e situação de rua, na Praça da República, Centro de Niterói, recebeu uma operação policial, na noite desta quinta-feira (21). Os agentes apreenderam armas brancas no local.

Agentes do 12º BPM (Niterói) e da Guarda Municipal participaram. A ação teve como objetivo coibir crimes de roubos e furtos contra pedestres e estabelecimentos comerciais. Nas buscas, os policiais encontraram sete facas, quatro serras, três tesouras e uma chave de fenda.

Ações de prevenção

Ao FOLHA DO LESTE, o comandante do batalhão, tenente-coronel Aristheu de Góes, afirmou que está atendo às movimentações de usuários de drogas pelas ruas da cidade e detalhou as ações de prevenção.

A gente faz abordagens diuturnas nesses locais que têm concentração, para verificar consumo de drogas, posse de arma branca ou qualquer artefato que possa ameaçar pessoas”, disse.

Cracolândia da Praça da República é alvo de operação policial

Agentes apreenderam armas brancas – Foto: Divulgação

Aristheu revelou que, segundo levantamento feito pelo 12º BPM, muitos usuários de drogas que circulam pelas ruas da cidade são provenientes de outras cidades e estados.

Atuamos com inteligência, fazendo um cadastramento e levantando fichas criminais e mandados de prisão. Também temos constatado que muitos não são de Niterói. Mais da metade vem de outras cidades e estados”, acrescentou.

Legalidade das abordagens

Muitos desses usuários de drogas vivem pelas ruas. Contudo, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) veda a abordagem nesses casos, a menos que essas pessoas estejam em atitude suspeita. Aristheu salientou como é dada a base legal às abordagens.

A base legal é o uso de entorpecentes e possível posse de arma branca ou material contundente e não o simples fato de estar na rua. Muitas vezes esses usuários de drogas cometem pequenos delitos para sustentar seu vício”, destacou.

Problema social

Por fim, o comandante destacou que a situação dos usuários de drogas é um problema social. Entretanto, a Polícia Militar atua à medida que haja risco à segurança pública.

“É um trabalho de ação social, saúde pública, mas acaba se tornando um problema de polícia. Por isso fazemos ações preventivas todos os dias”, concluiu.

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói