
Moradores enfrentam torneiras secas durante corte programado no fornecimento de água | Divulgação
Uma grande interrupção no fornecimento de água no Rio e Baixada está prevista para terça-feira, 20 de maio. O motivo: uma paralisação estratégica no Sistema Guandu, entre 0h e 20h, para garantir ajustes técnicos e ampliar a eficiência de distribuição.
A ação afeta diretamente bairros da capital e sete cidades da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.
O objetivo, segundo a Cedae, é implantar tecnologias como macromedidores e realizar reparos estruturais que não seriam possíveis com o sistema em funcionamento.
⚙️ Por que a água será cortada?
A pausa tem o planejamento de modernizar o sistema de medição de grandes volumes de água. Esses medidores, chamados macromedidores, melhoram o controle da distribuição para as concessionárias. Além disso, haverá:
-
Ajustes técnicos e estruturais;
-
Intervenções para reduzir perdas no sistema;
-
Instalações e reparos para garantir eficiência no abastecimento futuro.
🧂 Como minimizar os impactos?
A Cedae recomenda que moradores reservem água antes do corte, evitem uso excessivo e priorizem o essencial. O abastecimento será retomado após as 20h, mas normalização total pode levar até 72 horas, principalmente em áreas altas ou longe dos centros de distribuição.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Durante o período, caminhões-pipa vão atender hospitais e unidades de saúde, de forma emergencial.
🛠️ O que as concessionárias farão durante o corte?
Aproveitando a pausa, a Águas do Rio promete mais de 40 ações operacionais em regiões sob sua gestão. Entre elas, estão modernizações e reparos que dependem da paralisação do sistema.
Já as concessionárias Iguá e Rio+Saneamento também estarão mobilizadas para garantir que o retorno do abastecimento seja feito com mais segurança e precisão.
📲 Precisa de ajuda?
A população pode entrar em contato com a Águas do Rio pelo 0800 195 0 195, via telefone ou WhatsApp, com atendimento gratuito.