A exposição “Corpus Christi”, em cartaz no Teatro Municipal de São Gonçalo, até o dia 30 desse mês, convida a comunidade para mergulhar nas memórias e na fé. Principalmente, porque estamos poucos dias da grandiosa celebração do Corpus Christi, e a cidade confecciona o maior tapete de sal da América Latina.
Aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h, a exposição apresenta 19 fotografias que narram a história e a emoção do Corpus Christi em São Gonçalo. Com entrada franca e classificação livre, exibe, sobretudo, 16 imagens captadas pelas lentes experientes da equipe de cobertura dos Vicariatos São Gonçalo e Alcântara. Todavia, as 3 restantes, tratam-se de um concurso realizado em parceria com a Arquidiocese de Niterói.
Através dos registros fotográficos, os visitantes viajam até a grandiosa confecção dos tapetes de sal. Dessa forma, presenciam a comovente manifestação de fé dos fiéis durante a procissão, revivem a solene Santa Missa e se encantam com a grandiosidade da celebração pelas ruas da cidade.
A Emoção Conta em Primeira Pessoa
A pequena Sofia Batista, de 10 anos, aluna do 5º ano do Colégio Nossa Senhora das Dores, visitou a exposição na última sexta-feira (24).
“Adorei a exposição, estão lindas as fotos! Fiquei muito feliz quando vi minha irmã em uma das fotos, porque nós duas participamos há muito tempo na montagem dos tapetes e da missa.”
Mais que Tradição, um Patrimônio
A exposição “Corpus Christi” não se limita a um mero registro fotográfico. Ela serve como um portal para a memória afetiva da comunidade gonçalense ao passo que conecta as pessoas à sua história, à sua fé e à sua cultura.
Os tapetes de sal, além de sua beleza artística, são considerados Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. Portanto, sua exposição serve como um lembrete da importância de preservar essa tradição viva e vibrante.
Celebrando a Fé e a Comunidade
A programação do Corpus Christi em São Gonçalo, com a confecção do grandioso tapete de sal, terá início às 7h da próxima quinta-feira (30), na Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, e se estenderá até a Rua Nilo Peçanha, altura do Clube Mauá, no Centro.
Em suma, cerca de 100 mil pessoas devem prestigiar a celebração ao longo do dia.
Temas dos tapetes
- Eucaristia – alimento da vida de oração
- Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar)
- Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia)
- Desenhos tradicionais dos padroeiros das paróquias
Detalhes da confecção
- 200 sacos de serragem de 100 litros
- Inúmeros tubos de xadrez
- 52 toneladas de sal
Serviço
O quê: Exposição “Corpus Christi” | Quando: Até 30 de maio de 2024 | Onde: Hall do Teatro Municipal de São Gonçalo | Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h | Entrada: Franca | Classificação: Livre
[…] Post original através de folhadoleste.com.br […]