Leste FluminenseSão Gonçalo

Corpus Christi em São Gonçalo: espetáculo de fé e devoção

Corpus Christi em São Gonçalo: espetáculo de fé e devoção

Corpus Christi em São Gonçalo: espetáculo de fé e devoção | Luiz Carvalho/PMSG/Divulgação

Em São Gonçalo, tradicional a solenidade de Corpus Christi se trata de um grandioso espetáculo de fé e devoção, que constitui Patrimônio Público Cultural e Religioso do município. Nesta quinta-feira (30) de maio, acontece uma gigantesca celebração, com participação de cerca de 100 mil fiéis. A grandiosidade da celebração corresponde ao tamanho do tapete de sal feito na cidade, com cerca de 2km de extensão, considerado o maior da América Latina.

+ LEIA TAMBÉM: ► Corpus Christi é feriado em São Gonçalo? Saiba tudo!

Manhã Adornada por Fé e Arte

Logo às 7h da manhã, a confecção dos mais de 230 tapetes de sal terá início, um trabalho meticuloso que transforma as ruas em verdadeiras obras de arte sacra. Mais de 600 servidores da Prefeitura de São Gonçalo se dedicam à tarefa, utilizando 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de xadrez e 52 toneladas de sal para dar vida aos temas escolhidos para este ano:

  • Eucaristia – alimento da vida de oração;
  • Ano da Oração (caminho de preparação para o Ano Jubilar);
  • Sínodo, partindo do tema da Campanha da Fraternidade (paz, reconciliação, encontro e ecologia);
  • Desenhos tradicionais dos padroeiros das paróquias.
+ LEIA TAMBÉM: ► “Corpus Christi” está em cartaz no Teatro Municipal de São Gonçalo

Enquanto os tapetes ganham forma, o som de louvores ecoa pelas ruas a partir das 8h, com bandas se apresentando em um palco montado em frente à Paróquia São Gonçalo de Amarante. Às 14h, os cânticos católicos retornam para embalar a visitação dos fiéis aos tapetes, em um clima de profunda devoção.

Corpus Christi em São Gonçalo: espetáculo de fé e devoção

Corpus Christi em São Gonçalo: espetáculo de fé e devoção | Júlio Diniz/PMSG/Divulgação

Missa Solene e Procissão Luminosa

O ponto alto da celebração acontece às 16h, com a Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. Logo após a Missa, a procissão se inicia. O percurso, feito sobre o gigantesco tapete de sal, tem dois quilômetros. E termina no Firjan Senai, onde a bênção final será concedida aos fiéis.

+ LEIA TAMBÉM: ► PRF inicia Operação Corpus Christi nas rodovias federais

Ambulâncias estarão presentes em pontos estratégicos para atender a qualquer eventualidade.

Exposição e Solidariedade

O Teatro Municipal de São Gonçalo abre suas portas para a exposição “Corpus Christi”, que reúne 19 fotografias que retratam a beleza da celebração, desde a confecção dos tapetes até a fé dos fiéis durante a procissão.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

E neste ano, a solidariedade também marca a solenidade. Há quatro pontos de coleta de alimentos não perecíveis: Casa das Artes, pátio da Paróquia São Gonçalo, entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e Praça Dr Luiz Palmier. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Trânsito

Para garantir a fluidez do trânsito durante a procissão, a Secretaria de Transportes de São Gonçalo elaborou um esquema especial. A recomendação é que os participantes utilizem o transporte público, evitando transtornos e congestionamentos.

Um Convite à Fé e à Reflexão

O Corpus Christi em São Gonçalo é um convite à fé, à reflexão e à vivência dos valores cristãos. Um momento único para fortalecer a fé, celebrar a vida e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *