
Corpo de Bombeiros registra mais de 1.000 resgates em praias no primeiro dia de 2025 – Vídeo | Divulgação/Corpo de Bombeiros
Os guarda-vidas e operadores de embarcações do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizaram 1.138 resgates marítimos em apenas um dia, marcando o início de 2025.
+ LEIA TAMBÉM: ►Previsão do tempo indica tempo instável no Rio
+ LEIA TAMBÉM: ►Homem desaparece no mar durante Virada do Ano na Barra de Guaratiba
Esse volume representa um aumento impressionante de 1.000% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 95 resgates. A maior parte das ocorrências aconteceu nas praias da capital.
Ações concentradas na Zona Sul
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as praias atendidas pelo 3º Grupamento Marítimo (3º GMAR) lideraram o ranking de salvamentos. Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, Leme e São Conrado somaram 815 resgates.
Na Zona Oeste, o 2º Grupamento Marítimo (2º GMAR), responsável pela Barra da Tijuca, registrou 131 salvamentos, enquanto o Destacamento do Recreio dos Bandeirantes contabilizou 82 ocorrências.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
As ações tiveram apoio da Coordenadoria de Embarcações de Resgate (CER), utilizando motos-aquáticas e barcos infláveis, além do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), com aeronaves e drones.
Outras regiões também em destaque
Na capital, também foram registrados salvamentos em Barra de Guaratiba (11), Sepetiba (3) e no Piscinão de Ramos (6). Na Região dos Lagos, Cabo Frio contabilizou 33 ocorrências, Itaipú registrou 19 e Saquarema, 4. Na Costa Verde, os números foram mais modestos: 6 em Mambucaba, 3 na Ilha Grande e 1 em Paraty. No Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes registrou 13 resgates e Macaé, 11.
Confira o ranking completo ao final da reportagem.
Tecnologia e reforço no efetivo na Operação Verão
A Operação Verão conta com um aumento de 30% no efetivo de guarda-vidas em todo o litoral do estado. Dois novos drones, equipados com megafones, farol de busca e capacidade de operação em condições adversas, foram incorporados às atividades. Esses dispositivos auxiliam na prevenção de afogamentos e nas buscas por vítimas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Afogamento na Praia de Icaraí marca tarde antes do Réveillon 2025
A corporação também investiu em 43 barcos infláveis de última geração, importados da Europa. Essas embarcações são mais leves, ágeis e resistentes, mesmo em condições de mar agitado. Além disso, a implantação de serviços médicos em motos-aquáticas garante atendimento especializado de forma mais rápida.
Declaração do comando geral
“A nossa missão é salvar. A qualquer hora, em qualquer tempo, em qualquer mar. Desde novembro, estamos reforçando o efetivo nas praias. Em 2024, realizamos mais de 12.600 salvamentos, sendo cerca de 8 mil apenas na capital. Investimos forte em prevenção para garantir a segurança dos banhistas”, afirmou o coronel Tarciso Salles, comandante-geral do CBMERJ e secretário de Defesa Civil.
Ranking dos resgates marítimos
- 3º GMAR Copacabana: 815 resgates
- 2º GMAR Barra da Tijuca: 131 resgates
- DBM 3/M Recreio dos Bandeirantes: 82 resgates
- 18º GBM Cabo Frio: 33 resgates
- 4º GMAR Itaipú: 19 resgates
- 5º GBM Campos dos Goytacazes: 13 resgates
- DBM 4/M Barra de Guaratiba: 11 resgates
- 9º GBM Macaé: 11 resgates
- DBM 1/26 Mambucaba: 6 resgates
- DBM 2/M Piscinão de Ramos: 6 resgates
- DBM 1/27 Saquarema: 4 resgates
- DBM 2/10 Ilha Grande: 3 resgates
- DBM 5/M Sepetiba: 3 resgates
-
26º GBM Paraty: 1 resgate
[…] + LEIA TAMBÉM: ►Corpo de Bombeiros registra mais de 1.000 resgates em praias no primeiro dia de 2025 – Vídeo […]
[…] + LEIA TAMBÉM: ►Corpo de Bombeiros registra mais de 1.000 resgates em praias no primeiro dia de 2025 – Vídeo […]