O Exército sul-coreano anunciou que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico neste domingo, (14). Poucos dias após exercícios de artilharia com munição real, que indicam um endurecimento da posição do regime de Pyongyang, o país lançou o míssil em direção ao Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão. Segundo o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o míssil percorreu mil quilômetros.
A Guarda Costeira japonesa detectou um objeto, possivelmente um míssil balístico, lançado pela Coreia do Norte, e alertou os navios na área para que tomassem precauções. O último míssil lançado pelo país, em dezembro, foi um míssil balístico intercontinental de combustível sólido.
No início do mês, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, descreveu a Coreia do Sul como o “principal inimigo” do país, marcando uma mudança de tom na política norte-coreana. As tensões entre as duas Coreias estão em seu ponto mais baixo em décadas, e Kim ordenou acelerar os preparativos militares para uma possível guerra.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Em relação às relações com a Rússia, autoridades norte-coreanas anunciaram que o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte visitará o país na próxima semana. No ano passado, a Coreia do Norte se consolidou como potência nuclear em sua Constituição e lançou vários mísseis balísticos intercontinentais, violando resoluções da ONU.
Em novembro, a Coreia do Sul suspendeu parcialmente um acordo concluído com Pyongyang em 2018, que visava a prevenção de incidentes militares na fronteira, indicando um agravamento das tensões entre os dois países. Desde seu primeiro teste nuclear em 2006, a Coreia do Norte tem sido alvo de resoluções da ONU pedindo o encerramento de seus programas nucleares e de mísseis balísticos.