
Foto: Divulgação – SAFF
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta terça-feira que a Copa do Mundo de 2034 será realizada na Arábia Saudita, o novo Eldorado do futebol mundial. “Em 2026 o maior show da Terra será organizado por Canadá, Estados Unidos e México, na América do Norte. As edições seguintes serão na África (Marrocos) e Europa (Portugal e Espanha), com partidas comemorativas na América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai), em 2030; e na Ásia, na Arábia Saudita, em 2034”, escreveu em uma rede social.
De acordo com o presidente da Fifa, essa distribuição, envolvendo cinco continentes e dez países “torna o futebol verdadeiramente global”, como fez questão de exaltar. “Foi uma decisão tomada pelo Conselho da Fifa, sem problemas”, afirmou – os sauditas foram os únicos que apresentaram candidatura no prazo para 2034. É bom lembrar que, em dezembro deste ano, em Jeddah, também na Arábia Saudita, será realizado o Mundial de Clubes – a última vaga em jogo será definida neste sábado, na final da Libertadores, entre Fluminense e Boca Juniors.
“Leia mais notícias de Vicente Dattoli aqui”
Já estão classificados para o Mundial de clubes o Manchester City, da Inglaterra, pela Europa; o Urawa Red, do Japão, pela Ásia; o Al Ahly, do Egito, pela África; o León, do México, pela Concacaf; o Auckland City, da Nova Zelândia, pela Oceania; e o Al Ittihad, campeão saudita.
Os leitores da Folha do Leste têm acompanhado, desde o início do Campeonato Saudita, uma detalhada cobertura do evento, inclusive com a explicação de todo o processo de popularização do futebol no país e a informação de que era essa a intenção dos governantes: receber a Copa do Mundo. O sonho, agora, está encaminhado e com o aval e alegria da Fifa. Se os investimentos para esta temporada foram milionários, com as contratações, entre outros, de Cristiano Ronaldo, Mané, Neymar e Benzema, o que será que teremos pela frente?