
Foto: Divulgação – Seop
Quatro construções irregulares foram demolidas nesta quinta-feira (21) em uma área de luxo no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os imóveis, sem nenhuma licença ou autorização da prefeitura, estavam sendo erguidos em uma região conhecida por suas mansões e vista privilegiada para o mar, muitas delas pertencentes a artistas.
A ação, conduzida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e pela Subprefeitura da Barra, teve como objetivo combater o crescimento desordenado da cidade e coibir construções ilegais.
Segundo Brenno Carnevale, secretário municipal de Ordem Pública do Rio, “essa é mais uma operação da prefeitura para combater construções ilegais. É muito importante destacar que fazemos demolições diariamente, independente do local. Hoje estamos aqui no Joá, uma área com muitas residências de luxo”.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Uma das estruturas demolidas ainda estava no primeiro pavimento, em fase de alvenaria, enquanto a segunda já estava no andar de cima, com aparência de concluída e destinada a uso residencial. O responsável pelo imóvel já havia sido autuado e a obra embargada anteriormente.
Desde o início de 2021, a prefeitura já realizou mais de 2.900 demolições de obras irregulares no padrão encontrado nas construções demolidas no Joá. Segundo o subprefeito da Barra, Raphael Lima, “as construções irregulares seguem sendo coibidas pela Prefeitura do Rio”.