Conmebol confirma suspensão de Gonzalo Plata após expulsão polêmica

Conmebol confirma suspensão de Gonzalo Plata após expulsão polêmica | Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo recebeu nesta sexta-feira (19) a confirmação da suspensão automática de Gonzalo Plata após a vitória em cima do Estudiantes. A decisão, comunicada pela Conmebol, afasta o equatoriano do jogo da volta contra o Estudiantes, marcado para quinta-feira (25), na Argentina.
O documento da comissão disciplinar cita o artigo 70 do Código Disciplinar da entidade e determina o cumprimento de um jogo de suspensão. Esse tipo de comunicação é de praxe após partidas da Libertadores.
Mesmo assim, a diretoria rubro-negra se mobiliza para tentar reverter a decisão. O clube vai protocolar ofício junto à Conmebol e sustenta que houve erro do árbitro colombiano Andrés Rojas. O técnico Filipe Luís também comentou sobre o caso.
O lance ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, quando o Flamengo vencia por 2 a 0. Plata disputou a bola com um defensor do Estudiantes, mas acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Na jogada, o atacante colocou o pé em direção à bola e foi atingido pelo adversário. A arbitragem, porém, considerou falta do equatoriano.
O episódio gerou revolta imediata nos rubro-negros, que pediram pênalti a favor do time. Agora, a cúpula do clube aposta em argumentos já aceitos em outros casos para liberar o jogador.