Leste FluminenseNiterói

Conheça os projetos incríveis da Feira de Ciências da Escola Municipal João Brazil

A Escola Municipal João Brazil, situada no Morro do Castro, em Niterói, foi palco da sua Feira de Ciências, Geografia, Matemática, Educação Física e Tecnologias nos dias 20 a 22 de junho. O evento contou com intensa participação dos estudantes, sob supervisão dos professores e programas destinados à educação municipal. A iniciativa visa estimular o interesse pela experimentação científica em crianças e adolescentes, criando um ambiente propício à prática fora das salas de aula.

A exposição contou com vários projetos dos alunos nas áreas de Robótica, Biologia, Matemática, Meio Ambiente, Saúde, Nutrição, Química e Arte. Foram apresentados também projetos desenvolvidos externamente, como a exposição de recicláveis com a parceria da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN).

A coordenadora de Matemática, Vanessa Nunes, da Secretaria Municipal de Educação (SME), destacou que a iniciativa conseguiu unir todas as áreas de ciências, gerando destaque entre os estudantes. Mariana Gonçalves foi uma das alunas destacadas pela exposição, ao apresentar diversas características da Mata Atlântica, bioma presente em Niterói.

Mariana demonstrou sementes, características das folhas, além de propriedades e usos das plantas que compõem o ambiente. Questionada se seguiria carreira na área das ciências biológicas, Mariana afirmou sua paixão pela Matemática. A professora Sheila Franklin, responsável pela orientação do projeto biológico, credita o incentivo do Parque Estadual do Bojador por ele estar localizado próximo à escola.

Em paralelo à feira, a escola recebeu uma Oficina de Hortas, em parceria com a Coordenação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (CESESS) da SME. A intenção era preparar a unidade escolar para a utilização das chamadas “PANCs” (Plantas Alimentícias Não Convencionais), plantas que, embora façam parte da cultura alimentar local, ainda são pouco disseminadas.

O professor João Ricardo Assis desenvolveu um projeto em módulo de plantio vertical, que utiliza um sistema de irrigação e ocupa menos espaço. Ele afirma que este projeto é a culminância de uma ação iniciada no ano anterior, no pátio da Casa Amarela, sede da Secretaria Municipal de Educação. Com estas iniciativas, a Escola Municipal João Brazil busca, além do estímulo acadêmico, preparar os estudantes para um mundo mais sustentável e consciente.

 

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *