O governo municipal de Niterói inaugurou, nesta segunda-feira (11), o novo Complexo Esportivo Municipal, no Centro da cidade, onde ficava a antiga Concha Acústica. O prefeito Axel Grael (PDT) afirmou que novas estruturas ainda serão integradas ao equipamento, que projeta receber competições nacionais e internacionais.
Grael salientou a importância de haver uma estrutura do tipo no Centro da cidade. Grael recordou que as demais regiões da cidade também contam com equipamentos esportivos públicos, o que colabora com a vocação de Niterói para a formação de atletas de alto nível.
“A gente tem atuado para levar a cada região da cidade um equipamento esportivo. No Barreto temos um complexo, no Caramujo há o Parque Esportivo, no Parque Orla Piratininga há vários equipamentos esportivos. A gente vai ter uma equipe trabalhando para atrair a juventude, as crianças para se iniciarem em atividades esportivas”, disse Grael.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
O prefeito explicou que a proposta não é apenas que o espaço seja uma ferramenta de socialização, mas também proporcione uma oportunidade de carreira a jovens da cidade.
Dessa forma, será possível manter viva a tradição niteroiense em formar campeões de diversas modalidades.
“Niterói tem traidção, vários atletas que já representaram o Brasil. Atletas de ponta e que, com certeza, chegaram aonde chegaram porque, em algum momento da trajetória deles, houve um estímulo. A Prefeitura tem que fazer esse papel de estimular o esporte como uma forma saudável de vida”, acrescentou.
Alternativa ao Caio Martins
Axel Grael anunciou que o espaço terá uma arena poliesportiva com capacidade para receber até 2,7 mil espectadores. O prefeito pretende tornar o local a principal sede de modalidades como vôlei e basquete devido á dificuldade em adaptar o ginásio do Complexo Caio Martins, em Icaraí, às atuais exigências das federações. O novo equipamento da Concha Acpustiva também terá uma piscina.
“Nesse lugar, com esse campo de futebom com dimensões oficiais e quadras de tênis, vônei e basquete, haverá muito mais oportunidades. Vamos construir ainda uma arena esportiva com 2,7 mil lugares, permitindo que Niterói possa inscrever equipes nas ligas de vôlei, basquete e handebol”, pontuou.
Parceria com a UFF
Grael citou que a pista de atletismo do Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF) será agregado ao novo complexo. Há negociações para que o local receba um evento internacional para sua inauguração, em 2024.
“No campus da UFF tinha uma pista de atletismo sme utilização. Conversei com o reitor e oferecemos a parceria da Prefeitura para reformar aquelas instalações. As obras já estão bem avançadas. Vamos te rum complexo de atletismo de padrão internacional”, completou.