Leste FluminenseNiterói

Como o acordo Unesco Prefeitura Niterói impulsionou a Cultura

Como o acordo Unesco Prefeitura Niterói impulsionou a Cultura

Como o acordo Unesco Prefeitura Niterói impulsionou a Cultura | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Os resultados do acordo de cooperação técnica entre a Unesco e a Prefeitura de Niterói foram apresentados nesta quinta-feira (19) durante seminário no Solar Notre Rêve, no Centro. O evento contou com a participação do prefeito Axel Grael, representantes de diversos setores do município e consultores da Unesco. Foram destacados no encontro ações de promoção da cultura, economia criativa, turismo e patrimônio histórico.

Os resultados do levantamento inicial do patrimônio histórico material e imaterial de Niterói foi uma das pautas abordadas no evento, assim como a criação do Território Criativo de São Domingos, a implantação do Museu da Ilha da Boa Viagem e o mapeamento e diagnóstico que relacionam programas e políticas de cultura e cidadania.

+ LEIA TAMBÉM: Niterói: Rodrigo Neves anuncia novo presidente para a NitPrev

“Nosso objetivo em cooperação com a Unesco foi reunir temas que são relevantes, importantes, específicos e estratégicos para Niterói e, assim, conseguimos trazer os melhores consultores para nos ajudar a refletir e estabelecer caminhos nesses temas. Por isso, foi da maior relevância a gente ter essa parceria. É uma forma de avançarmos com segurança em pontos específicos. Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 2,6 bilhões em infraestrutura na nossa cidade. Trabalhamos muito e estabelecemos uma forma de gestão que traz o planejamento para dentro da rotina da cidade, onde esta parceria teve contribuição significativa para chegarmos às entregas que fizemos”, destacou o prefeito Axel Grael.

Dentre os resultados apresentados, a parceria com a Unesco foi considerada fundamental para o fortalecimento de rotas e circuitos de promoção do patrimônio histórico, turístico e ambiental de Niterói. O mapeamento e diagnóstico da cadeia produtiva do Carnaval de Niterói foi um dos pontos indutores da profissionalização da festa na cidade.

Como o acordo Unesco Prefeitura Niterói impulsionou a Cultura

Como o acordo Unesco Prefeitura Niterói impulsionou a Cultura | Divulgação/Prefeitura de Niterói

Outro diagnóstico elaborado através da parceria teve foco nos programas de fomento à cultura, o que permitiu a descentralização territorial de iniciativas no setor. A parceria com a Unesco também contribuiu para o planejamento e desenvolvimento da política do audiovisual e do programa Aprendiz Musical.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Para a consultora da Unesco, Isabel de Paula, o acordo firmado no final de 2022 entre a Unesco e a Prefeitura de Niterói exemplifica a importância da continuidade administrativa para alcançar resultados de impacto duradouro.

“Foi um acordo concebido ainda na gestão do prefeito Rodrigo Neves e foi desenvolvido e implementado na gestão do prefeito Axel Grael e será continuado no novo mandato do prefeito eleito Rodrigo Neves. A continuidade do projeto, que foi estruturado com uma visão ampla, estratégica, poderá garantir a obtenção de resultados diferentes em seus três eixos centrais, o patrimônio cultural, o material e o imaterial. A economia criativa e a formação de pessoas alinhado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, particularmente na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que promovem cidades inclusivas e resilientes, igualdade de oportunidades e sustentabilidade”, resumiu Isabel de Paula.

Secretário Executivo da Prefeitura, André Diniz, ressaltou o envolvimento de diversos setores da prefeitura em torno da parceria. Ele considera que o êxito na execução das metas está relacionado ao comprometimento de lideranças e do corpo técnico do município.

“Para que tivéssemos resultado foi fundamental o envolvimento de diversas secretarias. Quando o prefeito fechou esse acordo e nos pediu que dimensionamos os produtos que seriam prioridade para o governo. Então, ele funcionou muito porque estávamos inseridos dentro dessa lógica. Uma secretaria ou órgão municipal tem questões próprias que não se relacionam com o universo da proposta da cooperação. Mas, na maioria dos casos, têm relação e todos souberam identificar os pontos que se relacionavam, o que nos permitiu tirarmos o melhor proveito disso”, definiu André Diniz.

A subsecretária Executiva da Prefeitura e diretora nacional do Acordo de Cooperação em Niterói, Mariana Zorzanelli, afirma que o objetivo da parceria de promover o patrimônio histórico, cultural e natural de Niterói como estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico baseado na criatividade e na sustentabilidade, foi alcançado.

“A gente compreendeu que o apoio da Unesco foi um canal que nos auxiliaria na estruturação dos projetos, dentro da correria do dia a dia. Os consultores da Unesco, que trabalham conosco, são consultores com experiência e formação que nos ajudam a pensar em cada detalhe, nos ajudam com soluções super criativas, modernas, sempre muito importantes. E o fruto do resultado desse trabalho é a criação do Distrito Criativo de São Domingos, o Território Criativo de São Domingos, a Ilha da Boa Viagem como equipamento e instituição museológica, o Cinema Icaraí, entre outros projetos”, enumera Mariana Zorzanelli.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *