
Foto: Bruno Eduardo Alves
A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Codim, vinculada à Prefeitura de Niterói, deu início na última segunda-feira (7) às atividades do Agosto Lilás, mês que representa a conscientização pelo fim da violência doméstica. A ação ocorreu na Praça Araribóia e reuniu dezenas de mulheres, marcando também os 17 anos de promulgação da Lei Maria da Penha.
Sendo assim, o objetivo principal da iniciativa da Codim é conscientizar as mulheres em situação de violência doméstica de que elas têm a capacidade de romper com a barreira da agressão e buscar o Auxílio Social. Criado em 2021, esse benefício já beneficiou cerca de 200 mulheres em Niterói, com um valor mensal de R$ 1.005,08. Dessa forma, o programa pretende auxiliar essas mulheres a quebrar o vínculo com o agressor e romper o ciclo de violência. O Auxílio Social é pago por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.
Para ter direito ao benefício, as mulheres precisam atender a alguns requisitos, como morar em Niterói, residir com o agressor no momento da agressão, realizar um Boletim de Ocorrência e ter uma renda de até três salários mínimos, ou uma renda média per capita familiar igual ou inferior a R$700,00.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Contudo, durante a ação na Praça Araribóia, a dona de casa Maria de Fátima, que voltava das compras, emocionou-se com a campanha da Codim, relembrando as dificuldades que já enfrentou. Sua história é apenas uma entre tantas que revelam a importância e o impacto positivo do programa de auxílio às vítimas de violência doméstica.
As atividades em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha ocorrerão durante todo o mês em Niterói. Enfim, o encerramento do Agosto Lilás contará com a participação virtual da farmacêutica que dá nome à lei, Maria da Penha, em uma conversa com a coordenadora da Codim, Fernanda Sixel. O evento será transmitido online e aberto ao público, no auditório da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj), no dia 31 de agosto. Maria da Penha é uma ativista pelos direitos das mulheres e preside o instituto que leva seu nome, em Fortaleza.
Com ações como o Agosto Lilás e o Auxílio Social, a Codim e a Prefeitura de Niterói reforçam seu compromisso em combater a violência doméstica e apoiar as mulheres que passam por essas situações, oferecendo apoio e recursos necessários para que essas vítimas possam reconstruir suas vidas em segurança.