Esportes

COB pede vaga olímpica para heróis do remo no RS

COB pede vaga olímpica para heróis do remo no RS

COB pede vaga olímpica para heróis do remo no RS | Satiro Sodré/CBR

A história dos remadores gaúchos Piedro Tuchtenhagen e Evaldo Becker, que desistiram de disputar o Pré-Olímpico para ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, ganhou um novo capítulo. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está empenhado em garantir a vaga olímpica para a dupla em Paris 2024.

+ LEIA TAMBÉM: ►Joia de 11 anos troca Flamengo por Palmeiras

Piedro, de 22 anos, e Evaldo, de 32 anos, estavam treinando para o Pré-Olímpico de Remo de Lucerna, na Suíça, última chance de conquistar uma vaga para Paris. Mas quando as enchentes atingiram o Rio Grande do Sul, os dois atletas não hesitaram em trocar os remos pelas pás e se dedicaram ao resgate de pessoas e animais afetados pela tragédia.

Em reconhecimento ao heroísmo dos remadores, o COB enviou uma carta à World Rowing. Assim, federação internacional de remo, solicitando que Piedro e Evaldo sejam convidados a participar dos Jogos de Paris.

“Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação”, destaca a carta, assinada pelo presidente do COB, Paulo Wanderley.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

“Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, complementa o documento.

Dessa forma, Piedro e Evaldo, que sonhavam em representar o Brasil nas Olimpíadas pela primeira vez, viram seus planos serem alterados pelas enchentes. Assim, a categoria na qual competem, o double skiff peso leve, será excluída do programa olímpico em Los Angeles 2028.

Contudo, apesar da incerteza, a dupla mantém a esperança de competir em Paris.

“Todo mundo incentivou a gente a ir (para o Pré-Olímpico), mas nada convenceu. Até falei, nosso barco é aqui agora. Nosso barco é o Rio Grande do Sul e a gente não vai parar enquanto tudo não estiver bem”, declararam em entrevista ao Jornal Nacional em maio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Suspeita de envenenar namorado com brigadeiro é presa

Enfim, até o momento, o remo brasileiro está garantido em Paris com Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes