A história dos remadores gaúchos Piedro Tuchtenhagen e Evaldo Becker, que desistiram de disputar o Pré-Olímpico para ajudar no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, ganhou um novo capítulo. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) está empenhado em garantir a vaga olímpica para a dupla em Paris 2024.
+ LEIA TAMBÉM: ►Joia de 11 anos troca Flamengo por Palmeiras
Piedro, de 22 anos, e Evaldo, de 32 anos, estavam treinando para o Pré-Olímpico de Remo de Lucerna, na Suíça, última chance de conquistar uma vaga para Paris. Mas quando as enchentes atingiram o Rio Grande do Sul, os dois atletas não hesitaram em trocar os remos pelas pás e se dedicaram ao resgate de pessoas e animais afetados pela tragédia.
Em reconhecimento ao heroísmo dos remadores, o COB enviou uma carta à World Rowing. Assim, federação internacional de remo, solicitando que Piedro e Evaldo sejam convidados a participar dos Jogos de Paris.
“Vale ressaltar que Evaldo e Piedro resgataram não só seus familiares e amigos, mas também pessoas desconhecidas, incluindo bebês, crianças e idosos, além de animais de estimação”, destaca a carta, assinada pelo presidente do COB, Paulo Wanderley.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
“Considerando os Valores Olímpicos intrínsecos ao gesto de profunda empatia de Evaldo e Piedro, endossamos o pedido da Confederação Brasileira de Remo para conceder a esses remadores brasileiros os convites para participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, complementa o documento.
Dessa forma, Piedro e Evaldo, que sonhavam em representar o Brasil nas Olimpíadas pela primeira vez, viram seus planos serem alterados pelas enchentes. Assim, a categoria na qual competem, o double skiff peso leve, será excluída do programa olímpico em Los Angeles 2028.
Contudo, apesar da incerteza, a dupla mantém a esperança de competir em Paris.
“Todo mundo incentivou a gente a ir (para o Pré-Olímpico), mas nada convenceu. Até falei, nosso barco é aqui agora. Nosso barco é o Rio Grande do Sul e a gente não vai parar enquanto tudo não estiver bem”, declararam em entrevista ao Jornal Nacional em maio.
+ LEIA TAMBÉM: ►Suspeita de envenenar namorado com brigadeiro é presa
Enfim, até o momento, o remo brasileiro está garantido em Paris com Lucas Verthein, no skiff simples masculino, e Beatriz Tavares, no skiff simples feminino.