A Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, em Realengo, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi reinaugurada neste domingo (11/6) após uma extensa reforma. Após ter sido atingida por um incêndio em março de 2022, a unidade permaneceu em atividade durante todo o processo de reconstrução, dando continuidade ao seu propósito de atender a população. Com mais de 19 mil usuários cadastrados e média de 840 atendimentos diários, a clínica possui oito equipes de saúde da família, duas de saúde bucal e uma do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), além de programas de residência médica e de enfermagem de cuidados com a família e a comunidade.
Na nova estrutura, foram realizadas melhorias significativas, como a recomposição da estrutura, pintura geral da unidade, aquisição de novos mobiliários e equipamentos, troca de longarinas e computadores, consertos na sala de raio-x e ultrassonografia, reparação do castelo d’água, melhoria da iluminação e climatização de todos os espaços de atendimento, reparo das cadeiras odontológicas e renovação de toda a marcenaria da unidade. Na Clínica da Família, os pacientes contam com atendimento clínico e odontológico, tratamento para hipertensão, diabetes, pré-natal, exames de análises clínicas e laboratoriais, cuidados com a saúde infantil, vacinação e retirada gratuita de medicamentos.

Foto/ Divulgação
A unidade está localizada na Avenida de Santa Cruz, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado desde 2021 para melhorar toda a rede de saúde, reformando todas as unidades, como clínicas da família, centros municipais de saúde, CAPS, hospitais e UPAs, sem interromper o atendimento à população. Até o momento, 198 unidades já foram reformadas e outras 88 serão até o fim do mandato. As unidades também estão recebendo novo mobiliário e equipamentos.
Desde o início da gestão, foram contratados 3.600 profissionais para a Atenção Primária, possibilitando uma ampliação da cobertura de 39,6% em dezembro de 2020 para 57,07% em maio de 2023. A meta é chegar a uma cobertura de 70% da Saúde da Família novamente. Atualmente, são 1.289 equipes da ESF, 208 a mais do que em dezembro de 2020. Foram contratados 613 médicos para as clínicas da família, e há processos seletivos em andamento para o preenchimento de outras 120 vagas.
Além disso, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) esteve presente na reinauguração da clínica, oferecendo microchipagem para registro geral de animais e vacinação antirrábica gratuitamente, além de animais das unidades de atendimento veterinário do Instituto para adoção. A viatura do IVISA-Rio está no território da unidade de saúde das 8h às 16h, aplicando identificação por chip e vacinando contra a raiva cães e gatos.
A reinauguração da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga representa um passo importante na ampliação e aprimoramento dos serviços de saúde da cidade, dando suporte à população em suas necessidades médicas e de bem-estar.