
Cisp usa inteligência artificial desde março desse ano no Sistema de Cercamento Eletrônico de Niterói.
O Sistema de Cercamento Eletrônico do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), gerido pela Prefeitura de Niterói, colocou em prática um sistema que usa inteligência artificial para auxiliar no combate à criminalidade.
São 120 câmeras monitorando a cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agora, com a inteligência artificial, a capacidade de identificar criminosos e combater a criminalidade teve ampliação.
O sucesso da nova tecnologia deu resultados positivos neste sábado (27). Um casal que aterrorizava os bairros de Icaraí, Largo da Batalha e Itaipu, finalmente caiu nas mãos da polícia. Eles praticaram uma série de roubos – 11, no total, em um período de seis meses, a três lojas da Americanas na cidade. Todavia, agentes civis e policiais militares do Segurança Presente Niterói efetuaram a prisão da dupla, após receberem as informações do Cisp.
LEIA TAMBÉM: ►Com ajuda do Cisp, Segurança Presente prende ladrões da Americanas – MAIS VÍDEOS
Munidos de imagens das câmeras de segurança e informações sobre a moto utilizada nos roubos, os agentes de tecnologia e inteligência do Cisp conseguiram identificar o casal pelas cores e características do veículo, mesmo sem saber a placa.
LEIA TAMBÉM: ► Criminoso sanguinário Batoré é preso no Centro de Niterói
E não para por aí! O homem preso já tem dois mandados de prisão por roubo, e as imagens da câmera de segurança da loja onde o último crime aconteceu comprovam que eles são os responsáveis por todos os roubos da série. Ameaçaram os atendentes, mas não contavam com a tecnologia de ponta do Cisp, em funcionamento desde março.
” Nós já tínhamos um resultado muito positivo nos últimos anos somente com fragmentos de placas, mas agora, com esse treinamento dos robôs, ampliamos nosso sistema e o reconhecimento aconteceu pelas cores. Nossos agentes passaram toda a semana buscando as informações e repassamos para os agentes da polícia. É uma tecnologia de ponta com muitos resultados e vamos ficar de olho”, afirma Nilson Cunha, diretor do Cisp.
Ferramenta de sucesso
Desde 2019, quando houve a instalação das 120 câmeras, o sistema de Cercamento Eletrônico do Cisp auxiliou às forças de segurança em diversas ocorrências. Por exemplo, na recuperação de cerca de 500 veículos envolvidos em crimes ou clonados.
As ações acontecem em tempo real, com aviso às forças de segurança que fazem o cerco e efetuam a prisão. Igualmente, em ações de monitoramento de quadrilhas ou envolvidos em crimes para posterior prisão.
O Cisp conta, também, com 522 dispositivos eletrônicos.