

Cisp Niterói ajuda apreender arma e drogas no Centro da cidade | Divulgação/Lucas Benevides e Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
O tráfico de drogas e a circulação de armas continuam gerando risco à segurança pública em Niterói. Para enfrentar essa ameaça, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) atuou decisivamente na apreensão de uma arma e grande quantidade de drogas na comunidade da Chácara, no Centro da cidade, usando monitoramento por câmeras e sensores acústicos. A operação evidencia como a tecnologia fortalece a ação policial e a proteção da população.
Desenvolvimento
A ocorrência começou quando o serviço de inteligência do 12º BPM identificou movimentação suspeita de indivíduos armados em área de mata próxima à Avenida Roberto Silveira.
Alertados pelo sistema ShotSpotter, que detecta disparos de arma de fogo, os policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) foram ao local e foram recebidos a tiros por quatro suspeitos. Houve confronto, e um homem foi baleado na perna e levado ao Hospital Azevedo Lima.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Com o acusado, foram apreendidos:
-
Uma pistola calibre 9mm com 34 munições;
-
325 papelotes de maconha;
-
232 pinos de cocaína;
-
27 pedras de crack;
-
Rádios transmissores e dinheiro em espécie.
O sistema ShotSpotter registrou nove disparos na Rua Jornalista Moacir Padilha, acionando imediatamente as autoridades de segurança.
Tecnologia a serviço da segurança
O Cisp, operado pela Guarda Municipal, funciona 24 horas com 522 dispositivos de monitoramento, incluindo 120 câmeras inteligentes, capazes de identificar placas de veículos relacionados a crimes em tempo real.
O centro integra ainda ações da Polícia Militar e do programa Segurança Presente, permitindo respostas rápidas a ocorrências.
O acusado foi levado à 76ª DP (Centro), autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece preso à disposição da Justiça.