Brasil

Círio de Nazaré é sucesso de público em Belém

Círio de Nazaré é sucesso de público em Belém

Foto: Paulo Amorim – Sipa USA – REUTERS

A 231ª edição do tradicional Círio de Nazaré atraiu uma multidão às ruas de Belém, neste domingo (8), em mais um evento de grande devoção religiosa. A procissão teve início após a missa das 6h, na Catedral Metropolitana de Belém, ministrada pelo arcebispo da cidade, Dom Alberto Taveira Corrêa. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu cerca de 3,6 kms até a Praça do Santuário, onde a procissão foi concluída por volta do meio-dia.

Expectativa de participação

Os organizadores e o governo do Pará estimavam que mais de 2 milhões de pessoas fariam parte do Círio de 2023, tornando-o o maior evento religioso do Brasil e um dos maiores do mundo.

Tradição que atravessa gerações

A procissão do Círio de Nazaré reúne multidões há mais de 200 anos em Belém, atraindo romeiros de todo o Pará e de diferentes regiões do Brasil, que vão para pagar suas promessas à Nossa Senhora de Nazaré.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

A procissão deste domingo foi a última de uma série de manifestações religiosas que ocorreram ao longo das últimas semanas, mesmo com a abertura oficial das festividades na última terça-feira (3).

Diversidade de romarias e manifestações

A imagem peregrina percorreu diversas cidades paraenses e várias romarias foram realizadas, incluindo a romaria fluvial e a romaria rodoviária, que parte do município de Ananindeua (PA) até Belém, além da moto romaria, com milhares de motocicletas. Na noite de sábado (7), ocorreu a chamada Transladação, que é a procissão que segue o caminho contrário da procissão do Círio, com estimativa de participação de 1,5 milhão de fiéis.

O ponto alto: a corda do Círio

O momento mais emocionante das festividades aconteceu neste domingo com o carregamento da corda do Círio, um dos símbolos das celebrações, que possui 800 metros de comprimento.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

A fabricação da corda, realizada pela primeira vez no Pará, contou com mais de uma tonelada de fibra, feita com malva amazônica cultivada por agricultores de mais de 20 municípios paraenses.

Agradecimentos Especiais

Pessoas como Rilson Cardoso e sua família, que conseguiram realizar o sonho da casa própria, atribuíram sua conquista à fé e levaram uma mensagem de gratidão durante a procissão.

A técnica em radiologia Marília Barcelar, por sua vez, expressou seu agradecimento pela recuperação dela e de seu filho, que enfrentaram problemas de saúde.

Patrimônio Cultural de Belém

O Círio de Nazaré, manifestação católica em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, acontece há 231 anos em Belém e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil