Após anos de abandono, o Cinema Icaraí, um dos mais tradicionais cinemas de Niterói, volta à vida com o anúncio do novo edital de licitação para as obras, a ser publicado neste sábado (03). A previsão é que o resultado saia em 45 dias, com a retomada das atividades em um prédio totalmente preservado, em estilo art déco, que contará com três salas de cinema de última geração, sala para concertos, espaço gastronômico e outras instalações.
Resgate da memória afetiva
A recuperação do Cinema Icaraí é parte de um plano de recuperação do patrimônio arquitetônico da cidade e da memória afetiva do niteroiense, segundo o prefeito Axel Grael.
Esse era um dos nossos grandes desafios e conseguimos fazer isso, em conjunto com a Universidade Federal Fluminense. A ideia é recuperar o cinema, transformando-o também em um espaço cultural, para termos condição de abrir uma parceria com a iniciativa privada e fazer com que as unidades e equipamentos possam gerar receita e emprego”, detalha.
Custo
O investimento será de cerca de R$55 milhões, e o prazo de execução será de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Início. Além da preservação do patrimônio histórico, a obra também se destaca por ter acessibilidade para os visitantes e ser sustentável. A cobertura será equipada com placas de módulos fotovoltaicos para a captura de energia solar, e todo o prédio terá sistema de captação de água da chuva para reuso.
A reforma do Cinema Icaraí trará de volta toda a atividade do prédio histórico. E vai recuperar um importante espaço cultural do município. Essa é a opinião de Rodrigo Neves, ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói.
Estamos trabalhando em outros equipamentos arquitetônicos da cidade, como a Ilha da Boa Viagem e a Casa Norival de Freitas, que será sede do Projeto Jovem Aprendiz”, afirma.
Estrutura
Com capacidade para mais de 300 pessoas na plateia, o espaço terá, ainda, uma plataforma elevada para acesso ao subsolo, escada rolante e elevador. Ou seja, acessibilidade plena aos visitantes.
Além disso, o local ganhará quatro espaços de gastronomia. O Cinema terá um aumento de 1.267 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos.
A revitalização do Cinema Icaraí se trata de um resgate da história da cidade. Este espaço de cultura e encontro para lazer está tombado desde 2001 pelo município, e 2008 pelo Estado do Rio. Em 2019, a Prefeitura de Niterói começou a realizar estudos e a contratar empresas especializadas em projetos de arquitetura e restauro. Tudo num trabalho conjunto com a UFF, CMPPC, DePAC e INEPAC.
O Cinema Icaraí volta à vida em meio a um cenário dramático de abandono de patrimônios históricos pelo país. E mostra a importância da preservação da memória cultural para o futuro e a identidade de uma sociedade.