Leste FluminenseMaricá

Cine Henfil exibe documentário emocionante sobre a moeda social Mumbuca

Cine Henfil exibe documentário emocionante sobre a moeda social Mumbuca

Foto: Katito Carvalho

Criada em 2013 a partir da implantação do programa municipal Renda Básica de Cidadania (RBC), a moeda social Mumbuca completa uma década de existência e é celebrada em um documentário lançado pelo Banco Mumbuca. O evento ocorreu na última quinta-feira (29/06), no Cine Henfil, e contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Com aproximadamente 40 minutos de duração, o filme apresenta a história da criação da moeda social e do banco comunitário em Maricá, trazendo depoimentos de beneficiários dos programas sociais do município, comerciantes locais e gestores da Prefeitura, que contribuíram para que essa política pública se tornasse uma referência no Brasil e no exterior.

A Mumbuca, que tem o mesmo valor do real (1 mumbuca equivale a R$ 1), foi criada com base no conceito de economia circular, valorizando as atividades comerciais e de serviços locais, com o objetivo de promover a geração e distribuição de renda para a população. Sua eficácia e impacto positivo têm atraído pesquisadores em economia e a atenção da mídia internacional, elevando-a ao status de exemplo global de economia solidária.

Dados do Banco Mumbuca revelam que essa iniciativa já injetou mais de R$ 1 bilhão de reais na economia do município. Atualmente, são realizadas em média 15 mil transações por minuto com a moeda digital.

Para Manoella Pereira, bailarina, professora e coreógrafa, a moeda social tem alcançado diferentes segmentos da sociedade, como é o caso do patrocínio para sua escola de dança. “Poder oferecer aulas de dança para todas as crianças não tem preço. A moeda Mumbuca, que incentiva a cultura, a educação e o esporte, está ajudando a transformar a vida de muitos jovens que sonham em se tornar dançarinos ou atletas”, comentou a proprietária do Centro Artístico Manoella Pereira.

A Renda Básica da Cidadania (RBC) é uma das maiores iniciativas de inclusão social do Brasil. Trata-se de um programa de transferência de renda que posiciona Maricá como o único município do país em conformidade com a Lei Federal 10.835/2004, que estabelece a obrigatoriedade da RBC em todo o território nacional. Seu propósito é garantir condições mínimas de subsistência e dignidade para todos os moradores, melhorando a qualidade de vida das famílias em situação de pobreza.

Implantado pela Lei nº 2.448, de 26 de junho de 2013, que instituiu o “Programa Municipal de Economia Solidária, Combate à Pobreza e Desenvolvimento Econômico e Social de Maricá”, o programa da Renda Básica da Cidadania foi expandido após a aprovação da Lei nº 2.652, de 15 de dezembro de 2015.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *