
Foto: Divulgação
A princípio, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, está com inscrições abertas para a trilha do Espraiado, que acontecerá no próximo domingo, dia 23 de julho, a partir das 9h. Essa atividade faz parte do evento “Um Dia no Parque em Maricá”, promovido pelo Refúgio de Vida Silvestre do Espraiado (Revis) com o apoio do Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset). A iniciativa tem o intuito de celebrar o aniversário da publicação da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
Sobretudo, a trilha do Espraiado é uma ótima oportunidade para os amantes da natureza e para aqueles que se interessam pela conservação do meio ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3pxEl83. Ao acessar o site, basta preencher um formulário com informações como nome completo, idade, gênero, telefone, cidade, estado, profissão, como soube da atividade, interesse em participar de outras ações relacionadas ao Revis e se estuda ou trabalha.
Assim como, o ponto de encontro será em frente à sede das Unidades de Conservação de Maricá, localizada na Estrada do Espraiado, s/n, no bairro Espraiado. A trilha será mediada pelas equipes do Revis do Espraiado e do Peset, que irão proporcionar uma experiência interpretativa sobre o SNUC para os participantes. Durante o percurso, haverá paradas estratégicas para leituras da paisagem, abordando as diferentes categorias de unidades de conservação.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
Contudo, a trilha tem duração estimada de três a quatro horas e é aberta ao público em geral, sem limite de idade. Todos estão convidados a se aventurar e aprender mais sobre o papel das unidades de conservação na preservação ambiental.
Enfim, o SNUC foi criado com o objetivo de potencializar o papel das Unidades de Conservação (UCs) e garantir que espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território nacional. A gestão do SNUC envolve a participação das três esferas do poder público e permite diferentes usos para cada unidade, contribuindo para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, a consolidação do SNUC pode impulsionar o desenvolvimento econômico, baseado na sustentabilidade e na valorização das diferenças, promovendo a interação e integração dos cidadãos.