CarnavalCarnaval 2025Entretenimento, Artes e Cultura

Cidade do Samba terá Museu do Carnaval

Cidade do Samba terá Museu do Carnaval

Gabriel David, novo presidente da Liesa, anunciou que a Cidade do Samba terá Museu do Carnaval | Fernando Frazão/Agência Brasil

A Cidade do Samba, lar das escolas de samba do Rio, no Santo Cristo, terá um museu dedicado ao Carnaval carioca. A novidade teve anúncio nesta sexta-feira (26) pelo novo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David, em sua primeira coletiva de imprensa.

O museu, com inauguração prevista para dentro de dois anos, ficará instalado no primeiro barracão da Cidade do Samba, com o apoio da Prefeitura do Rio. A iniciativa visa transformar o local em um ponto turístico permanente. Igualmente, celebrar a rica história e cultura do Carnaval carioca.

Sorteio aberto ao público

Outra novidade anunciada por Gabriel David é a abertura ao público do sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial em 2025, que esse ano acontecerá no dia dia 23 de maio na Cidade do Samba. Anteriormente, o evento era restrito a convidados.

Ciclo carnavalesco antecipado

Além disso, a Liesa pretende antecipar o ciclo do Carnaval em pelo menos um mês. Dessa forma, o lançamento dos sambas-enredo deve acontecer até a primeira semana de novembro. A medida visa dar mais tempo às escolas para se prepararem e aumentar o engajamento do público.

LEIA TAMBÉM: ►Cantor Anderson Leonardo morre de câncer, aos 51 anos

Para facilitar o acesso aos eventos da Liesa, a entrada na Cidade do Samba será gratuita até um determinado horário, mediante doação de 1 kg de alimento.

Foco da Nova Gestão

Gabriel David, eleito por aclamação na noite de quinta-feira (25), assume a presidência da Liesa para um mandato de três anos. O jovem empresário, de 26 anos, era diretor de marketing da entidade. É filho do bicheiro Anísio Abraão David, patrono da Beija-Flor. E noivo da atriz Giovanna Lancellotti.

Em sua fala, o novo presidente destacou a importância de preservar a tradição do Carnaval carioca, mas também a necessidade de buscar inovações.

“Todo ano terá novidades”, afirmou. “O Carnaval é um grande centro de criatividade, e a Liga também precisa ter ideias novas. Será fundamental encontrar um meio do caminho entre a preservação da tradição com toda a necessidade de inovação”.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval