Ciclone RJ: ventos podem chegar a 100 km/h com alerta de ressaca no estado

Ciclone RJ: ventos podem chegar a 100 km/h com alerta de ressaca no estado | Reprodução/COR
O ciclone RJ vai mudar o tempo em todo o estado neste fim de semana. O fenômeno, que se forma no Sul do país, deve chegar à costa fluminense entre a noite de sexta-feira (7) e o domingo (9), trazendo ventos de até 100 km/h e ondas de até 3,5 metros, segundo a Marinha do Brasil e o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR-Rio).
A formação do sistema está associada a uma frente fria e a uma área de baixa pressão próxima ao litoral. A combinação desses fatores vai provocar rajadas de vento moderadas a fortes e queda de temperatura a partir da tarde de sábado.
De acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical vai passar a cerca de 600 km da costa, mas a sua ampla área de influência será sentida em todo o território fluminense.
“Esses fenômenos são comuns, mas a intensidade deste chama atenção por causa da pressão atmosférica muito baixa”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim.
Durante o sábado, o tempo deve ficar abafado e instável, com pancadas de chuva entre a manhã e a noite. Já no domingo, os ventos diminuem gradualmente, mas o céu segue encoberto e chuvoso, com máxima prevista de 22°C na capital.
Ressaca e recomendações de segurança
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca válido entre o meio-dia de sábado (8) e a noite de domingo (9). O mar deve ficar muito agitado, especialmente entre Paraty e Arraial do Cabo, com ondas de até 3,5 metros. No trecho do litoral norte, entre Arraial e São Francisco de Itabapoana, as ondas podem atingir 4 metros.
O COR-Rio orienta a população a evitar banho de mar, esportes aquáticos e navegação de pequenas embarcações durante o período de alerta. Também recomenda atenção redobrada em ciclovias próximas à orla e em mirantes sujeitos a fortes rajadas de vento.
Em caso de emergências, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Palavras de transição e estrutura
As previsões indicam continuidade do monitoramento meteorológico por parte da Defesa Civil Estadual e do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). O objetivo é reduzir riscos e garantir resposta rápida em caso de impactos severos.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
























