Brasil

Chuvas causam mortes e destruição no Sul do Brasil

Chuvas causam mortes e destruição no Sul do Brasil

Foto: Divulgação – Defesa Civil

Pelo menos cinco pessoas perderam suas vidas e outras estão desaparecidas em decorrência das intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os governos dos dois estados estão empenhados em contabilizar os danos e prestar assistência aos moradores afetados pelas tempestades.

Nos últimos meses, a Região Sul tem experimentado extremos climáticos, resultado do fenômeno El Niño. A seca histórica na Amazônia, as queimadas na floresta e no Pantanal e a onda de calor no Centro-Sul do país também são provocados por esse fenômeno.

No Rio Grande do Sul, duas mulheres morreram em Gramado após serem soterradas em suas casas. No balanço mais recente, 45 municípios relataram ocorrências adversas no sábado. Em setembro, um ciclone extratropical causou a morte de 51 pessoas no interior gaúcho.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Em Santa Catarina, o número de mortos subiu para três, com duas mulheres falecendo em Taió e um homem em Palmitos. Além disso, uma pessoa segue desaparecida em Praia Grande. Desde meados de novembro, mais de 60 municípios catarinenses sofreram com chuvas intensas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas.

No município de Lajeado, no Rio Grande do Sul, as chuvas fizeram o Rio Taquari transbordar, atingindo a cota de inundação. Em apenas uma hora, o nível da água subiu 44 centímetros, chegando a 23,92 metros. De acordo com o balanço estadual, mais de 31 mil pessoas foram afetadas, sendo 399 desabrigadas e 1.665 desalojadas. Alegrete, Guruá, São Borja e Vila Nova do Sul estão entre as cidades que receberam ajuda humanitária.

Em Santa Catarina, a região Oeste foi a mais afetada. O governador Jorginho Mello ressaltou que o estado ainda se recupera das chuvas de outubro e já foi atingido novamente por intensos temporais. Atualmente, 64 municípios estão em situação de emergência, com oito deles em estado de calamidade pública. Os maiores volumes acumulados de chuva ocorreram em cidades como Agrolândia, Aurora, Trombudo Central e Ituporanga, com volumes mais de duas vezes acima do esperado para novembro.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil