As autoridades do Chile aumentaram neste domingo, 24, o nível de alerta para o vulcão Villarrica, considerado o de maior risco do país e situado em uma região turística, devido ao aumento de atividade.
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) notificou a mudança do alerta técnico do vulcão Villarrica, passando de amarelo a laranja. A informação captada pelas estações de monitoramento mostra uma atividade anormal do maciço, justificando a alteração.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
O alerta laranja implica em um reforço no monitoramento do comportamento do vulcão e medidas para garantir a segurança das localidades próximas. O vulcão Villarrica, com 2.847 metros de altitude, está localizado em uma região turística no sul do país, entre as regiões de La Araucanía e Los Ríos.
É um dos vulcões mais ativos da América do Sul, tendo tido sua última erupção em março de 2015. Nas proximidades, encontra-se belas paisagens como bosques exuberantes, lagos e a cidade turística de Pucón, com aproximadamente 28.523 habitantes, a apenas 15 km da montanha.